Adolescentes do sistema socioeducativo do AM ajudam a montar kits de higiene para pessoas em vulnerabilidade social

Materiais fazem parte da doação feita pelo Unicef

Fotos: Raine Luiz/Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (28/01), socioeducandos do sistema socioeducativo colaboraram na montagem de kits de higiene que irão beneficiar públicos em vulnerabilidade social, como crianças, adolescentes, idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs). Todos são cadastrados pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Os produtos são oriundos de doações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio da Organização Aldeias Infantis SOS Brasil. Ao todo, a Sejusc recebeu do Fundo, na última sexta-feira (22/01), o suficiente para 700 kits.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou a importância da colaboração dos adolescentes no processo de doação dos itens arrecadados pela pasta.

“Precisamos envolver esses jovens do sistema socioeducativo no trabalho social para que eles também tenham a dimensão da dor do outro, para que eles entendam que, através do trabalho físico deles, irão ajudar outras pessoas que são cadastradas pela Sejusc. São públicos atendidos pela secretaria, como pessoas com deficiência, idosos e outros públicos em vulnerabilidade social. Falar de ressocialização é também envolver esses adolescentes no trabalho social”, disse.

A secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, informou que os jovens, envolvidos nessa ação, são do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa e do Semiliberdade Masculino, ambos situados na zona centro-oeste de Manaus.

“A ideia é usar a mão de obra dos nossos adolescentes, considerando que temos 700 kits para montar. Recebemos essa doação do Unicef, mas cada produto veio de forma individualizada. Então, precisamos montar o kit de higiene para ser entregue para essas populações em vulnerabilidade”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária Edmara, a meta, para os próximos dias, é envolver adolescentes das outras unidades socioeducativas na montagem dos materiais para doação. “Temos urgência nessas entregas, e a ideia é envolver esses jovens nesse trabalho”, completou.

Centros socioeducativos – A Sejusc tem como responsabilidade coordenar os trabalhos nos Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória.