Comitê realiza ação de cidadania para pessoas em situação de rua

Programação conta com serviços sociais, palestras e apresentações culturais

Nesta sexta-feira (16/08), o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Atenção à População em Situação de Rua (CIPPR), no qual o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) faz parte, realizará uma ação de cidadania alusiva ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, fixado no dia 19 de agosto. A atividade acontece na Praça da Matriz, localizada no Centro de Manaus, a partir das 8h30. A ação conta com a organização do CIPPR.

Durante o evento, serão oferecidos atendimentos psicossociais, inclusão no Cadastro Único, cortes de cabelo, distribuição de kits de higiene bucal, banho solidário com distribuição de vestimentas e kit de higiene pessoal. Além disso, a ação contará com a palestra “Fala,  Cidadão”, palestras sobre prevenção em saúde bucal, além de rodas de conversas sobre álcool e drogas.

Para a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a data também é uma forma de reflexão a respeito dos direitos referentes ao público. Ela ressalta que, através da organização de várias instituições, será possível oferecer um atendimento qualificado.

“Atividades como esta são uma forma de aproximar as ações do Governo da população, além de oferecer acesso aos mais variados tipos de serviços”, destaca a titular da pasta. “Sob a orientação do governador Wilson Lima, seguimos com a proposta de integrar as atividades de diferentes instituições para levar um atendimento humanizado”.

Instituições – Fazem parte do Comitê de Políticas Públicas para a Atenção à População em Situação de Rua, as Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Saúde (Susam), de Assistência Social (Seas), de Educação (Seduc), as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social  e Cidadania (Semasc), de Educação (Semed), a Fundação Doutor Thomas, o Consultório de Rua, a Casa Amine Daou, o Centro Pop, a Casa do Migrante Jacamim, o Conselho Estadual do Idoso, a Associação de Redução de Danos do Amazonas (Ardam) e a Pastoral da População de Rua da Igreja Católica.

Confira a programação:

8h30  – Início dos serviços e atividades da mobilização.

• Serviços: ônibus psicossocial, cadastro único cortes de cabelo, distribuição de kits de higiene bucal, banho solidário com distribuição de vestimentas e kit de higiene pessoal.

• Atividades: painel Manaus invisível, roda de conversa “Fala, Cidadão”, palestras sobre prevenção em saúde bucal, roda de conversa sobre álcool e drogas.

9h – Debates com representantes das Pessoas em Situação de Rua.

10h – Apresentação cultural do coral “Vozes da Rua”.

11h30 – Encerramento da mobilização.