Comitiva do Governo do Amazonas fará visita nas instalações da Operação Acolhida em Boa Vista

A proposta é conhecer o modelo de acolhimento realizado em Roraima para que as medidas sejam aplicadas no Estado

Manuella Barros

Uma comitiva do Governo do Amazonas, representada por membros das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Assistência Social (Seas) e Casa Militar, embarca, nesta terça-feira (28/5), para Boa Vista, para conhecer as instalações de acolhimento dos refugiados venezuelanos na Operação Acolhida, do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa. A visita será sob o comando do coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária de Roraima, general Eduardo Pazuello.

Segundo a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a proposta é conhecer mais sobre o modelo de acolhimento realizado em Roraima para que as medidas sejam aplicadas no Amazonas, além de conseguir recursos para ações.

“Vamos visitar a rodoviária de Boa Vista, posto de triagem e abrigos. Também iremos até Pacaraima, conhecer as instalações da Operação Acolhida”, adianta a titular da pasta de Justiça. “Até hoje, o Amazonas recebia interiorizados de Boa Vista e, a partir do nosso acordo com o Governo Federal, o Estado do Amazonas passará a interiorizar para o resto do País e a medida visa a inserção dessa população no mercado de trabalho”.

No último dia 20 de maio, a comitiva do general Eduardo Pazuello esteve em Manaus, em reunião com o governador Wilson Lima, para apresentar o Programa de Interiorização de Venezuelanos, que completou um ano em abril, e levou mais de 5 mil venezuelanos para 67 cidades brasileiras.

Manaus foi um dos locais que recebeu imigrantes por meio do programa de interiorização do Governo Federal. Foram estabelecidas quatro modalidades de interiorização: encaminhamento para abrigos na cidade de destino, viagem já com vaga de trabalho definida, reunião familiar e sociedade civil.

“Sob orientação do governador Wilson Lima, estamos trabalhando, desde o início da gestão, de forma integrada com órgãos municipais e estaduais, com o objetivo de solucionar as demandas relacionadas à migração e refúgio”, comenta  Caroline Braz.

Operação Acolhida – A Operação Acolhida é liderada pelo Ministério da Defesa, com a colaboração de órgãos estaduais e municipais, que entram com o apoio às ações do Ministério, com fornecimento de refeições, prestação de serviços de saúde, expedição de documentos e encaminhamento para os abrigos aos refugiados que queiram se fixar no Brasil. Atualmente, são 80 pessoas, entre representantes do Governo Federal, estado e município, envolvidos nas ações da operação, que  foi lançada em Roraima em 2018.