Em alusão ao Outubro Rosa, Sejusc realiza ação de embelezamento para servidoras da pasta

Evento contou com diversos serviços para reforçar a autoestima das mulheres

FOTO: Eduardo Santos/Sejusc

Tranças e penteados, massagem relaxante, entre outros serviços, marcaram a manhã desta sexta-feira (22/10), no auditório da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com evento de embelezamento para servidoras da pasta. A iniciativa é em alusão ao Outubro Rosa, mês que marca a luta e prevenção contra o câncer de mama e que tem ações coordenadas pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM).

Entre os serviços oferecidos, o evento contou cortes de cabelo, tranças e penteados, esmaltação, maquiagem, palestra motivacional, massagem relaxante, além de uma feirinha com mulheres empreendedoras que trouxeram para o evento, produtos como joias e roupas.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, falou sobre a importância de as mulheres realizarem os exames preventivos anualmente e reforçou que, quando se descobre uma doença cedo, a chance de cura é maior.

“Uma doença não identificada mata. Então, nós não podemos ter medo de identificar. O câncer é muito invasivo, mas tem cura, sim. E você que ainda não fez sua mamografia, procure seu médico, pois a prevenção ainda é o melhor caminho”, disse a gestora.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Maricília Costa, disse que o dia especial, no mês alusivo ao Outubro Rosa, foi preparado com muito carinho para as servidoras, bem como para as visitantes.

“A Secretaria da Mulher preparou um dia muito especial, estamos no mês de outubro, o Outubro Rosa, em que nós temos a prevenção do câncer de mama. Então, hoje nós trouxemos aqui algumas atividades extras para as nossas servidoras, e quem veio nos visitar, também vai usufruir dos nossos atendimentos. Todo o serviço de hoje é para as mulheres saberem que elas são valorizadas, e que, além da sua beleza, cuidar da saúde também é importante”, ressaltou Maricília.

Importância – Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990. O mês é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença e assim, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.