Equipe volante da Sejusc realiza emissão de RG para criança que precisa fazer cirurgia em SP

Osvaldo Galdencio e Nazaré Cavalcante Albuquerque acompanhados do filho Alex. Foto: Arthur Castro

Os atendimentos estão ocorrendo por meio de agendamento telefônico, apenas para casos de extrema necessidade. O objetivo é evitar a disseminação do novo coronavírus

As equipes volantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) continuam realizando a emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), por meio de agendamento telefônico, apenas para os casos considerados emergências, seguindo a determinação do Governo do Amazonas para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (19/03), os servidores entregaram o documento de Alex Roger Albuquerque da Silva, de 1 ano e 6 seis, no bairro Tarumã-Açu, na zona oeste de Manaus.

A secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, reforça que o serviço é destinado para ocorrências consideradas emergências. “Da mesma forma que a segurança e a saúde não podem parar, o social também não para. Esses casos urgentes estão sendo analisados na nossa central. Cada família faz uma ligação para informar a necessidade que é avaliada. No caso dessa criança, ela realmente não poderia ficar sem o documento e ser privada do exame, ser privada dessa cirurgia. Por isso que nossas equipes se deslocaram até à residência para realizar a emissão do RG, possibilitando que essa criança possa fazer o seu tratamento médico, possa ter sua vida caminhando de forma normal”, destacou.

“Estamos vivendo uma situação de isolamento, onde as famílias precisam se resguardar, ficar em casa para evitar a contaminação e disseminação do vírus. Mas o social não para e esse social está sendo levado para a residência das pessoas que mais precisam”, acrescentou a titular da Sejusc.

Por meio de documentação, os pais da criança, Osvaldo Galdencio e Nazaré Cavalcante Albuquerque, ambos de 22 anos, comprovaram a urgência do caso. Alex precisa do RG para fazer uma neurocirurgia em São Paulo. “É uma coisa muito boa que estão fazendo. Nós já havíamos indo ao PAC ViaNorte, mas já estava fechado por conta do coronavírus. Como estava fechado, nós entramos em contato e prontamente fomos atendidos pela equipe da Sejusc. Logo no primeiro contato, eles avisaram que estavam vindo até a nossa casa”, destacou Osvaldo.

As equipes volantes de emissão de documentação básica receberam, até as 16h de ontem, 211 ligações. Dúvidas e acionamentos também estão sendo realizados via WhatsApp. Dos acionamentos de ontem apenas o caso de Alex foi considerado emergencial devido à eminência cirúrgica.

Prevenção necessária – O funcionamento das oito unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) em Manaus está suspenso pelos próximos 15 dias, desde a última quarta-feira (18). Nesse período, os atendimentos ocorrerão em domicílio, por meio de agendamento telefônico, apenas para casos de extrema necessidade. O objetivo é evitar a disseminação do novo coronavírus.

O serviço pode ser solicitado por agendamento telefônico, porém apenas para casos de extrema necessidade. A emissão de RG deve ser agendada pelos números (92) 99377-2327, 99263-9786 e 99145-2221. Para pessoas idosas, o agendamento deve ocorrer pelo telefone (92) 3306-0160, 3306-0161, 3306-0163 e 98483-5075, e para PcDs, pelo (92) 99410-4599. Mulheres em situação de vulnerabilidade podem agendar atendimento pelo (92) 99319-2715.