‘Faça Bonito’: campanha contra o abuso e exploração sexual chega a escolas de Iranduba


Ações ocorrem durante mês de maio na capital e interior 

Dando continuidade às ações da campanha “Faça Bonito” no interior, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) chegou ao município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). As atividades, com presença dos técnicos da Sejusc, começaram nesta quinta-feira (11/05) e encerram nesta sexta-feira (12/05). Mais de 600 estudantes de quatro unidades de ensino foram alcançados no primeiro dia.

Na quinta-feira,  a equipe da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) esteve nas escolas estaduais Cecília Carneiro de Oliveira, Elias Novoa Álvarez e nas escolas municipais Chico Mendes e Cícero Monteiro. Nesta sexta-feira (12/05), as equipes estão atuando na escola Manoel Gomes Macedo.

As palestras estão sendo promovidas com foco no público de faixa etária entre 10 e 18 anos. Por meio das ações de  conscientização sobre os abusos infantojuvenis, a estudante Manuelly Lima, de 12 anos, disse ter assimilado pontos importantes. “Muitas pessoas pensam que abuso sexual e exploração sexual é a mesma coisa, sendo que tem diferenças”, declarou.

Por meio das palestras e dinâmicas, os alunos puderam aprender a identificar os casos e informações de como denunciar e oferecer ajuda às vítimas. A estudante Manuelly reforçou, ainda, a importância de abordar temas como este, explicando sobre o assunto e repassando as informações para outras pessoas que não conhecem.

“Também é importante a gente saber como isso pode acontecer, tomar cuidado com as pessoas ao nosso redor, porque não pode acontecer apenas com desconhecidos, mas com amigos, familiares, colegas da escola”, pontuou Manuelly.

De acordo com Jaqueline Nogueira, gerente da Sedca, as atividades continuam nesta sexta-feira (12/05) no município, também com ações voltadas aos pais e responsáveis nas escolas.

“Na ocasião, algumas escolas conseguiram conciliar o horário dos pais e responsáveis para que se façam presente, com isso nós também compartilhamos como eles conseguem orientar as crianças e adolescentes quanto a essa prática abusiva. Uma vez que temos os pais dando a orientação necessária, a maioria dos alunos vai conseguir se proteger”, comentou a gerente.

Campanha Faça Bonito

 

A campanha nacional é feita para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que possam se desenvolver de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A Sejusc seguirá com a campanha durante todo mês, por meio de ações dinâmicas e de conscientização em escolas da rede estadual e locais estratégicos da capital. O encerramento ocorrerá no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), no próximo dia 31 de maio.

 

FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejusc