‘Faça Bonito’: Sejusc realiza atividades lúdicas com crianças e adolescentes migrantes

 

Ao todo, 27 crianças e adolescentes participaram da ação 

Proteger e conscientizar as crianças e adolescentes é uma missão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). E, neste 18 de maio, data alusiva ao combate à violência infantojuvenil, a secretaria realizou pela primeira vez atividades lúdicas e dinâmicas com 27 migrantes e refugiados do Posto de Recepção e Apoio (PRA) para migrantes e refugiados.

Parte da campanha ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças’, realizada durante todo o mês de maio, a programação contou com apresentação musical, roda de conversa, dinâmica e atividades sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A ação teve, ainda, malabarismo, grupo de teatro e contadores de histórias em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). Andreza Souza, secretária adjunta da Secretaria Executiva da Criança e Adolescentes (Sedca) e coordenadora do evento, enfatizou o compromisso com a campanha nacional. 

“Hoje nós dedicamos essa tarde especialmente para as crianças que ficam aqui no PRA, um local que a Sejusc toma conta dos refugiados e migrantes. Assim, promovemos um dia do ‘Faça Bonito’, com a programação voltada para levar informações para as crianças sobre o tema da campanha e reforçar que ela tem apoio, tem toda uma rede de proteção para ela”, disse a secretária. 

Luizana Perez, migrante venezuelana, disse estar feliz com o evento e com as apresentações, além de enfatizar como ensina sua filha, Vitória Monrroy, de 3 anos, sobre o tema e o que deve e não deve ser feito com seu corpo. 

Faça Bonito 

A Lei Federal 9.970/00 estabeleceu o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em referência à Araceli Crespo, que teve seus direitos humanos violados e foi assassinada aos 8 anos. A data, em homenagem a Araceli, tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc