Governo do Amazonas levará ações a Maués na Semana Estadual do Idoso

Serão realizadas ações de sensibilização sobre direitos e atendimentos relacionados a denúncias de crimes contra idosos

Nesta quinta-feira (26/09), em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, fixado em 1º de outubro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Estadual do Idoso (CEI), Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa, Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), estará em Maués (a 276 quilômetros da capital),com ações de sensibilização e fiscalização.

A programação faz parte da Semana Estadual do Idoso, fixada anualmente nos últimos dias de setembro pela Lei 2.877, de 30 de março de 2004.

No município, serão realizadas blitze de sensibilização e conscientização em agências bancárias e atendimentos relacionados a denúncias de crimes contra idosos. Além de Maués, outros municípios do interior e a capital Manaus também terão ações nos próximos dias.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, o atendimento a idosos tem sido uma prioridade nesta gestão. A partir deste ano, a Sejusc está levando ao interior o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), que presta serviço social e psicológico.

“Uma das nossas missões, sob orientação do governador Wilson Lima, é descentralizar os atendimentos e levar serviços ao interior do estado. Por isso, é muito importante que essa ação voltada para a terceira idade também ocorra nos municípios. Os nossos idosos merecem toda a atenção”, destacou. “A previsão é que nos próximos meses sejam inauguradas outras sete unidades do Samic”.

Semana do Idoso – A programação da Semana do Idoso contará com palestras, entregas de certificados de agradecimentos, atendimentos de saúde e roda de conversa. As ações iniciaram nesta segunda-feira (23/09), com uma videoconferência para sete municípios do interior do estado, e seguem até o dia 15 de outubro.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (26/09)

Serviços de saúde durante atendimento no Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa (CIPID) – (aferimento de pressão, testes rápidos) e palestra sobre prevenção de doenças

Horário: das 9h ao meio-dia

Local: sede da Delegacia Especializada do Idoso e Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa

Interior: Ação Integrada de fiscalização e sensibilização em Maués

Dia 1º/10, terça

Entrega de certificados de homenagem a profissionais que trabalham com a terceira idade

Locais: Sejusc, Delegacia Geral e Procon

De 9/10 a 11/10

Programação em Nhamundá, com visitas técnicas e apresentação de estudos de casos aos técnicos do município.

Locais: Equipamentos que atendem idosos no município

Dia 15/10

Roda de conversa sobre os Direitos da Pessoa Idosa com técnicos do Hospital Adriano Jorge

Horário 8h