Governo do Amazonas oferece cursos profissionalizantes às mulheres atendidas pela rede de serviços de Atenção à Mulher

Capacitar profissionalmente as mulheres em situação de violência doméstica e que são atendidas pela rede de serviços de atenção à Mulher com objetivo de oferecer melhores perspectivas perante o mercado do trabalho é o que a Sejusc e a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres ( SEPM ) em parceria com o Cetam iniciou nesta segunda-feira, 03/04, no Centro de Referência de Atenção a Mulher (Cream).

São cursos profissionalizantes com carga horária de 160 horas destinados as áreas de assistente administrativo, assistente de costura, operador de computador e manicure e pedicure. Os cursos fazem parte da parceria Sejusc/ Sepm com o Cetam – Bolsa Pronatec e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). “Por meio desses cursos, promovemos o empoderamento da mulher, fazendo com que ela seja a protagonista de seu futuro. Além disso é uma oportunidade de crescimento profissional e social, pois, chegam ao mercado de trabalho preparadas com chances reais de permanência”.

Cursos
O Curso de assistente administrativo será aplicado na sede do Cream. Com uma carga horária de 160hs, o curso é destinado a 30 mulheres com escolaridade mínima de ensino fundamental 2(sexto a nono anos). As alunas vão aprender a executar processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas. Também estará capacitada a atender fornecedores e clientes e a dar informações sobre produtos e serviços.

O curso de Assistente de Costura, também com 30 vagas, exige a escolaridade mínima de Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano), com 160 horas/aula. Destina-se a formação de assessores de costureiros no processo de montagem de peças de vestuário, com atividades como corte, distribuição de aviamentos, alimentação de máquina de costura e acabamentos de peças de vestuário. O curso será oferecido na Associação Donas de Casa do Morro da Liberdade. (Rua Dona Mimi, s/n, Morro da Liberdade).

“Para mim será uma nova oportunidade de aprender mais uma atividade e estar preparada para o mercado de trabalho. Tenho fé de que esse curso vai abrir muitas portas para mim”, disse a desempregada Alessandra Lima de Souza, 37.

O curso de Operador de computador tem 160 horas/aula, direcionado a 30 vagas. Também exige o ensino fundamental I e capacita as profissionais a utilizarem sistemas operacionais, noções de construção de aplicativos e periféricos, além de organização de dados e sistemas operacionais. Aplicado no Instituto Benjamim Constant, localizado a Avenida Ramos Ferreira, no centro. “Eu quero aprender esse curso como forma de me preparar para um curso superior. Hoje em dia todo mundo precisa saber informática e quem não sabe fica para trás. Eu mesmo já perdi oportunidades de emprego por não ter o curso. As mulheres têm que se conscientizar sobre isso e procurar sempre estar por dentro dos cursos que vão trazer melhorias no mercado de trabalho para ela”, disse Josiene Ferreira, estudante.

O curso de manicure e pedicure capacita as mulheres a utilizar técnicas de corte, lixamento e esmaltação de unhas e cuticulagem. As alunas aprendem noções sobre manutenção, higienização e embelezamento. O curso de 160 horas, destinado a 30 mulheres também está sendo aplicado no Cream.