Governo do AM entrega RGs e certidões para pessoas em situação de rua acolhidas em abrigo

Foram entregues 26 RGs e oito Certidões de Nascimento

Acolhidos no Abrigo Emergencial Temporário voltado à população em situação de rua receberam do Governo do Amazonas, nesta terça-feira (04/05), vias da Carteira de Identidade (RG) e do Registro Civil de Nascimento (RCN). A entrega foi realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), responsável pela gestão do espaço situado na zona centro-oeste de Manaus.

Ao todo, foram entregues 26 RGs, sendo três de 1ª via; e oito RCNs, todas de 2ª via. Para a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, o governador Wilson Lima demonstra mais uma vez o respeito à população que vive em situação de rua.

“São pessoas que estavam antes nas ruas, correndo risco de se infectar ou de transmitir o novo coronavírus; pessoas que poderiam estar hoje em uma fila de hospital ou quem sabe no leito de morte, mas teve o olhar do governador Wilson Lima, desde o início do ano, para que a Sejusc montasse um novo abrigo emergencial e que, através dele, pudesse prestar serviços para que os acolhidos mudassem de vida”, disse a gestora, referindo-se aos cursos e ações sociais que ocorrem no abrigo, em atividade desde o dia 25 de fevereiro deste ano.

A secretária executiva de Direitos Humanos da Sejusc, France Mendes, destacou que a entrega dos documentos é um momento importante e garante o exercício da cidadania.

“O Governo do Estado tem feito a sua parte, com o olhar cuidadoso voltado a essa população. Eles [acolhidos] estão dando um grande passo. Já se passaram mais de 60 dias de abrigamento, com todas as forças do Estado juntas, levando cursos e várias oportunidades. Esses abrigados são uns vencedores, uns guerreiros, e muitos superaram fases da dependência [química]”, disse France.

Nova vida – Em situação de rua há oito anos, um acolhido de 40 anos contou que há muito tempo “sonhava” em tirar a 2ª via do RG. Agora, já com o documento em mãos, vai poder dar entrada no Bolsa Universidade, programa da Prefeitura de Manaus.

“Já estava à espera desse RG há muito tempo, até porque com ele vou dar entrada no Bolsa Universidade. Então esse documento será muito útil. É gratificante receber esse RG”, afirmou o acolhido.

Campanha – A Sejusc continua recebendo doações para a campanha “Por uma nova história de vida”, com a finalidade de dar apoio à população em situação de rua acolhida no abrigo. A pasta montou uma lista de solicitações dos abrigados, que necessitam desde utensílios domésticos, como talheres, pratos e botijas de gás, a eletrodomésticos, como fogões, geladeiras, aparelhos televisores e ventiladores. Cursos de informática e material para barbearia também estão entre os pedidos.

Todas as doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no portão de entrada do abrigo, na área da concentração do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, na rua Loris Cordovil, bairro Alvorada. Os produtos serão recebidos por servidores da Sejusc. Para entrar em contato com os servidores do abrigo, basta ligar para (92) 98450-5576.