Governo do Amazonas atende pessoas em situação de rua e drogadição no mutirão Pop Rua Jud, do TJAM

Ação em parceria com o TJ-AM realizou acolhimento de pessoas que vivem nas ruas e desejam se livrar do álcool e das drogas.

O Governo do Estado participou, nesta quinta-feira (25/05) da primeira edição do Pop Rua Jud no Amazonas, um mutirão de serviços coordenado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para o atendimento de pessoas que vivem em situação de rua. A ação ocorreu na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus, e reuniu diversos serviços de entidades públicas e privadas.

Durante o mutirão, equipes das gerências de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas (GPAD) e à Pessoa em Situação de Rua (GPOP) – ambas integrantes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) – prestaram serviços de primeiro acolhimento e orientação especializada à população de rua em situação de drogadição.

Presente ao evento, a secretária executiva de Direitos Humanos da Sejusc, Gabriela Campezatto, destacou que os atendimentos realizados em mutirão apresentam resultados positivos pelo fato de seguirem uma abordagem humanizada e personalizada, respeitando as individualidades de cada pessoa que busca ajuda para se livrar das drogas.

“Geralmente, eles [população de rua] possuem uma história, algum contexto que os levou a estar em situação de rua e a buscar alguma solução nesse mundo das drogas. Então, nós fazemos esse trabalho sensibilizando, buscando entender a pessoa e assim nós conseguimos resultados positivos”, comentou.

Mudar de vida

No atendimento de pessoas em situação de drogadição, técnicos da Sejusc coletam dados, fazem a escuta qualificada com psicólogos e assistentes sociais e identificam o perfil e as necessidades do usuário para os devidos encaminhamentos a redes de saúde. Com pessoas em situação de rua, o trabalho se estende para a busca de abrigos adequados.

“Nós sempre respeitamos o direito de ir e vir, o direito de escolha da pessoa. Caso a pessoa não queira nenhum tipo de encaminhamento, nós fazemos a sensibilização, tentamos conversar e entender a situação da pessoa”, explicou a secretária executiva.

Há 20 anos morando nas ruas de Manaus, o ex-motorista Carlos Moreira, de 57 anos, foi um dos beneficiados pela ação. Foi a primeira vez que ele decidiu fazer o tratamento contra as drogas. “Me trataram bem, ofereceram um encaminhamento para me ajudar. Eu quero fazer tratamento e sair da rua. Espero mudar de vida”, disse.

“Agora vou esperar chegar o dia que eles [técnicos da Sejusc] marcaram para conversarem melhor comigo e vou lutar para que eles consigam um abrigo, para que eu possa fazer meu tratamento das drogas e poder me ressocializar à sociedade”, comemorou Junior Ribeiro, de 37 anos, que está em situação de rua há cinco anos.

Parceria com Judiciário

A participação do Sejusc com atendimentos à população de rua em situação de drogadição foi celebrada por representantes do Poder Judiciário. O Pop Rua Jud é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ampliar o acesso dessas pessoas à cidadania, em nível nacional, com o apoio de parceiros públicos e privados.

“Eu vibrei quando soube que a Sejusc ia fazer esse tipo de atendimento. É muito bem-vinda essa parceria com todos os órgãos e com a Sejusc principalmente nesse atendimento”, declarou a desembargadora Joana Meirelles, vice-presidente do TJ-AM e coordenadora do Pop Rua Jud Amazonas.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, enfatizou a importância de abrir as portas do poder público para quem vive em situação de vulnerabilidade social. “O Estado é isso aqui, é o Estado que tem a consciência de que não há distinção entre essas pessoas que estão aqui desvalidas e nós outros somos privilegiados.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc