Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, distribui 5 mil máscaras no Centro de Manaus

Secretaria também realizou nesta terça-feira (02/06) a doação de mil máscaras para a Defensoria Pública do Estado

Fotos: Chamel Flores / Sejusc

Mais 5 mil máscaras de tecido foram distribuídas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), para a população na manhã desta terça-feira (02/06) na região da Manaus Moderna, no Centro da capital amazonense. Além desta ação, a Sejusc doou 2 mil máscaras para os servidores da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

No Centro de Manaus, muitas pessoas sem máscaras receberam o item de proteção contra o coronavírus (Covid-19). De acordo com a secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, a iniciativa do Governo do Amazonas busca proteger a população que está retornando para suas atividades de forma gradual.

“Ontem [1°/06], nós realizamos a distribuição de 10 mil máscaras nos terminais de ônibus. Hoje distribuímos 5 mil no Centro de Manaus, para garantir que essa população, que está retornando, se proteja e que realmente adote todas as medidas para retornar às suas atividades garantindo, principalmente, a saúde. A Secretaria de Justiça tem esse projeto que está empregando 200 mulheres costureiras e que está fazendo a distribuição das máscaras nas áreas de maior movimentação”, destacou a titular da Sejusc.

Uma das beneficiadas foi a doméstica Rosangela Alves de Santos, de 32 anos, que ganhou duas máscaras, sendo uma para ela e outra para o seu marido. “Foi uma bela atitude porque muitas pessoas não têm condições de comprar e é muito útil”, disse.

O entregador Leandro Júnior Brasil, 37, destacou que a ação dificulta a propagação do coronavírus no estado. “A máscara vem para ajudar a população amazonense a se proteger ainda mais, e não se entregar à doença e ter que ir para o hospital. Gostei dessa iniciativa; liberando [máscaras] estão ajudando muita gente que precisa”, afirmou.

Para a Defensoria – Após o Centro de Manaus, a Sejusc doou 2 mil máscaras para serem distribuídas entre os servidores da DPE-AM. A entrega ocorreu na sede da Defensoria, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

“É muito importante a parceria da Secretaria de Justiça com a Defensoria Pública para garantir a segurança e a prevenção dos servidores, dos defensores públicos, para que possam retomar suas atividades protegidos. Por mais que estejamos voltando às ações, é muito importante ainda garantir todos os cuidados básicos. E é um prazer poder, como secretária de Justiça, estar voltando para a minha casa e trazer produtos referentes a projetos da secretaria”, frisou a titular da Sejusc e defensora pública.

O defensor público-geral do Estado, Ricardo Paiva, destacou que as máscaras fazem parte de um protocolo seguro de atendimento e agradeceu à Sejusc pela contribuição. “Certamente nossos colaboradores, nossos membros, estarão protegidos no momento em que vão mais precisar, para voltar a atender a população do nosso estado. Os nossos serviços não retornam agora, mas, com certeza, será um item que vai nos proteger”, disse.