Governo do Amazonas realiza curso de capacitação para egressos do sistema socioeducativo

Curso foi ministrado pela empresa Águias Soluções Empresariais

FOTO: Eduardo Santos/Sejusc

Para garantir que os socioeducandos do estado tenham oportunidade no mercado de trabalho, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou o curso de Refrigeração para adolescentes em pós-cumprimento de medida socioeducativa. A capacitação começou na segunda-feira (03/01) e foi concluída nesta sexta (07/01) no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), no bairro Alvorada I, zona centro-oeste da cidade.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescentes (Sedca), o curso foi ministrado pela empresa Águias Soluções Empresariais, por meio do programa #Conectados. O programa tem por objetivo profissionalizar os adolescentes egressos do Sistema Socioeducativo, garantindo que eles tenham uma ocupação profissional.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, disse que essas iniciativas reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com os socioeducandos do estado.

“Garantir que pessoas que cumprem medidas socioeducativas tenham qualidade de vida é um dos compromissos do governador Wilson Lima. E nós da Sejusc vamos continuar trabalhando para contribuir com o desenvolvimento dos socioeducandos”, disse a gestora.

De acordo com o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc (Sedca), Emerson Lima, a Sejusc cumpre uma determinação legal de dar atenção e encaminhamento para aqueles adolescentes que passaram pelos Centros Socioeducativos.

“Hoje nós temos aqui 11 egressos do sistema que foram acompanhados. O fato de eles terminarem as medidas e irem para casa não significa que iremos abandoná-los. É feito um acompanhamento pós-medida para que esses adolescentes permaneçam na escola e, acima de tudo, para que sejam propiciados a eles cursos de formação e qualificação profissional, como determina o Governo do Estado”, destacou Emerson.

Conversa – Já encaminhado para uma empresa, um egresso de 18 anos disse que está ansioso para começar a trabalhar e agradeceu pela oportunidade.

“É uma oportunidade única que temos que abraçar. Esse curso era o essencial que estava faltando para que eu pudesse entrar nessa empresa. Eu tenho o apoio da minha família, da minha esposa, e tudo isso é para minha filha, que é minha inspiração para lutar por uma vida melhor”, disse o egresso.

Outro egresso, também de 18 anos, declarou que o curso significou muito na vida dele e de seus familiares.

“Participar deste curso significou muito para mim, é uma carreira nova, estou esperançoso pelo meu trabalho, vou organizar meu currículo e torcer para que tudo dê certo. Agradeço a todos que realizaram o curso, estou muito feliz”, declarou o egresso.

Oportunidade – A iniciativa permitiu que alguns familiares dos egressos também pudessem participar do curso, como foi o caso de Rômulo Mascarenhas, 43.

“Esse curso vai melhorar meu currículo, e eu estava precisando justamente dessa área de refrigeração. Essa oportunidade que o #Conectados está dando aos que passaram pelo sistema e aos seus familiares é muito gratificante. Só tenho a agradecer”, ressaltou Rômulo.