Grupos em risco social dos municípios de Maués e Nhamundá recebem 213 kits de higiene enviados pela Sejusc

Em Maués, ações de conscientização sobre a pessoa idosa também foram realizadas

Fotos: Divulgação/Sejusc

Como parte das ações de enfrentamento à Covid-19 no Estado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (SEADPI), enviou 213 kits de higiene e colchões para os municípios de Nhamundá (distante 383 quilômetros da capital) e Maués (distante 276 quilômetros da capital).

Do total, foram enviados 130 kits de higiene a Maués, e 83 kits a Nhamundá. As entregas foram feitas por meio da SEADPI. Os produtos vão ser distribuídos pelos aparelhos sociais disponíveis nos municípios.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a secretaria mantém o compromisso em prestar assistência social a populações em vulnerabilidade social, tanto da capital, quanto do interior do Amazonas.

“Esses materiais vão ajudar essas pessoas a manter os itens pessoais sempre higienizados. As doações atendem às solicitações do Governo do Amazonas para assistir os grupos de pessoas em vulnerabilidade social de todos os municípios do estado”.

A secretária adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc, Franciane Alves, informou que as doações serão repassadas ao públicos-alvo por meio dos dispositivos sociais de atuação nos municípios, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Continuamos realizando as entregas desses kits de higiene e colchões. Essas doações são de suma importância para reforçarmos o nosso dever de ajudar quem mais precisa”, disse.

Na quarta-feira (10/03), a pasta entregou os kits de higiene para representantes do Conselho Municipal do Idoso de Nhamundá. “Esses kits vêm numa hora muito importante. Os idosos em situação de vulnerabilidade social estarão sendo beneficiados por meio dessa parceria do nosso município com a Sejusc”, disse o presidente do conselho, Diogo da Costa.

Ações – Em Maués, a equipe da Sejusc realizou, além da entrega do material citado, visitas técnicas, monitoramento e orientação nos equipamentos sociais, participação de uma live com o tema “O papel da mulher idosa na sociedade, e divulgação da rede de proteção à Pessoa idosa no estado do Amazonas”, fixação de cartazes nas agências bancárias e nos hospitais municipais, informando a população sobre os direitos dessa população, segundo a Lei nº 10.741/2003.

“Sem dúvida, as doações são muito importantes e chegam num momento em que estamos realmente precisando. Sabemos que a enchente e a pandemia são problemas que nós enfrentamos no município. Agradeço ao Governo do Estado pelo carinho com a nossa terra”, afirma o vice-prefeito de Maués, Sérgio Mazzini Leite Filho.

A SEADPI também realizou uma visita técnica à Delegacia do Município, com o intuito de reconhecer as informações sobre os registros de queixa-crime e os índices de violação de direitos envolvendo a pessoa idosa.