Idoso de 85 anos é preso por estupro de vulnerável após denúncia realizada em ação da Sejusc

Equipes da pasta receberam denúncia durante ação do Cream em Movimento realizada no bairro Puraquequara

FOTOS: Denise Pêgo/Sejusc

Uma denúncia de estupro e exploração sexual contra uma menina de 10 anos, recebida durante a ação itinerante Cream em Movimento, promovida pela  Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc (SEPM), no bairro Puraquequara, zona leste, levou à prisão em flagrante do autor do crime, um idoso de 85 anos, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

A denúncia foi recebida na quinta-feira (16/09) por uma psicóloga da Sejusc, durante o Cream em Movimento, que ocorre desde a segunda (13/09) na Sede Social São Sebastião, no Puraquequara, realizando atendimentos psicossociais e jurídicos, além de outros serviços. Logo, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), foi acionada e realizou a prisão do idoso.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, o intuito das ações itinerantes é aproximar o Governo do Amazonas das pessoas que moram em bairros mais afastados na capital e interior, propiciando a garantia dos direitos dessa população.

“A ação possibilitou que essa denúncia fosse recebida e repassada à Depca que, imediatamente, realizou a prisão do acusado. A meta é essa: não deixar as mulheres do estado desamparadas. Elas possuem uma rede de proteção ativa que estará pronta para atende-las”, disse a gestora.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Maricília Costa, destacou que a ação Cream em Movimento está em sua segunda edição e leva os serviços oferecidos no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) para diversos bairros da capital.

“Nosso objetivo é realizar outras ações como essa em outros locais para levar os atendimentos, ouvir as pessoas, e até mesmo, receber denúncias e repassar aos órgãos competentes”, destacou.

Denúncia e prisão – A psicóloga da Sejusc, Fernanda Rodrigues, contou que recebeu a denúncia de uma pessoa que mora próximo ao local em que o suspeito reside.

“A pessoa que denunciou estava um pouco receosa, afirmando que muitas pessoas já sabiam da situação, mas ninguém tinha coragem de levar a denúncia a uma delegacia. Jamais poderíamos ignorar uma denúncia desse porte feita pela denunciante. Logo, entrei em contato com uma servidora da Depca, que acionou a delegada titular para apurar a situação e prender o acusado”, disse.

De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da Depca, as diligências iniciaram após as equipes da unidade especializada receberem denúncias repassadas durante o Cream em Movimento.

“A equipe do Cream ligou para a Depca, relatando esse fato, e nós, de imediato, deslocamos uma equipe até o local. A criança relatou que o idoso oferecia pequenas quantias em dinheiro para atrair a criança e cometer o delito que, inclusive, já ocorria há algum tempo”, informou Joyce.

Procedimentos – De acordo com a Polícia Civil, a menina foi conduzida juntamente com o pai dela para a Depca, onde irá passar por atendimento psicossocial. O infrator também foi encaminhado à Depca, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de estupro de vulnerável e exploração sexual infantojuvenil.

Ele será levado à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde passará por audiência de custódia, e permanecerá à disposição da Justiça.