Instituições que trabalham com Pessoas com Deficiência recebem alimentos

Entrega foi realizada nesta quarta-feira (27) para o Abrigo Moacyr Alves e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Iranduba

Abrigo Moacyr Alves foi uma das instituições beneficiadas (Foto: Chamel Flores)

Seguindo as ações de auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quarta-feira (27), mais uma entrega de alimentos para duas instituições. Desta vez, a doação – viabilizada pela compra de produtos da agricultura familiar – contemplou o Abrigo Moacyr Alves, localizado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, e também a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Iranduba (a 40 quilômetros de Manaus).

A distribuição por parte da Sejusc foi executada após a entrega de 66 toneladas de alimentos, comprados pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) de produtores regionais do Amazonas. Além da Sejusc, outros órgãos que atendem o social, como a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) também foram apreciados.

A entrega dos alimentos no Abrigo Moacyr Alves ocorreu na manhã desta quarta. Foram doados lanches como bolos, salgados, sucos e pães. Pela parte da tarde, foi a vez da instituição APAE receber os produtos no município de Iranduba. O Abrigo Moacyr Alves atende 68 crianças com deficiência por meio de atividades sociais, culturais e educacionais, enquanto a APAE de Iranduba trabalha com mais de 100 alunos com deficiência.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, essa é apenas uma da série de ações adotadas pelo Governo do Estado beneficiando públicos em situação de vulnerabilidade. Ela reconhece o valor da parceria com a ADS e outros órgãos.

“Nesse momento de pandemia, essa união entre as secretarias e instituições é muito importante para a gente garantir de um lado a renda dos feirantes, e de outro lado, que essas instituições não parem de trabalhar, atendendo essas crianças, onde elas têm todo um tratamento de fisioterapia, fonoaudiologia, e principalmente, um acolhimento especial”, disse a titular da Sejusc.

Décima entrega – Entre os produtos comprados, nesta semana, estão abacaxi, abóbora, banana, cheiro verde, couve, maxixe, feijão de metro, mamão, limão, macaxeira, pimentão, pimenta de cheiro, banana pacovã, melancia e laranja, beneficiando 88 agricultores em 10 municípios.

Com essa décima entrega de alimentos, a ADS soma mais de 970 toneladas de produtos regionais já disponibilizadas a famílias em vulnerabilidade por meio dos órgãos de assistência social do Estado.

Contribuições – Doações de cestas básicas, roupas e produtos de higiene podem ser realizadas por pessoas físicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em três pontos de Manaus: na unidade da Sejusc localizada na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul; no Teatro Amazonas, situado no Largo de São Sebastião, Centro; e na sede da Seas, na avenida Darcy Vargas, 77, Chapada, zona centro-sul.