Mais de 40 mil pessoas foram atendidas com emissão de documentos no projeto PAC em Movimento

Primeira via de carteira de identidade foi documento com maior número de emissões

 

Com serviços como emissão de carteiras de identidade, em primeira e segunda vias, e certidões de nascimento, além de itens necessários para documentação básica, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atendeu mais de 40 mil pessoas entre janeiro e setembro de 2019.

Neste quantitativo estão incluídas mais de 70 ações na capital e interior do Amazonas. Das 42.792 pessoas atendidas, mais de 10 mil solicitaram emissão da carteira de identidade pela primeira vez.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, o balanço de ações foi positivo, uma vez que os serviços oferecidos pelo órgão são para consolidar a cidadania também para a população do interior, que tem dificuldade para se deslocar até a capital.

“Queremos diminuir as distâncias e levar para a população de todo o estado esses serviços. É o momento de fazer história no Amazonas e mostrar ao cidadão que o processo de tirar a documentação é algo acessível”, destacou. “Proporcionar esses serviços significa dar dignidade à população”.

Histórico – Desde o início do ano, o projeto passou por Manaus e por vários municípios, como Autazes, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Itacoatiara. Entre os serviços oferecidos nas ações, estão emissões de RG, CPF e certidão de nascimento, e, em ações pontuais, biometria.

Indígenas – O projeto também alcançou indígenas de diversas localidades como São Gabriel da Cachoeira, nas comunidades de Iauaretê e Pari Cachoeira, além de Novo Airão e a aldeia Moyaray, em Autazes.

Na última edição, realizada em agosto em São Gabriel da Cachoeira, mais de 6 mil indígenas receberam documentos básicos. Atualmente, São Gabriel da Cachoeira é o município do Amazonas com maior presença de etnias indígenas, que correspondem a 95% da população local.

Próximas ações – As próximas ações de cidadania estão previstas para o próximo sábado (05/10), na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na rua Rio Arinos, no conjunto Viver Melhor 2 e na Comunidade Monte Sião, no Jorge Teixeira.