Emissão de RGs, de certidões de nascimento e casamento, além de abordagens de conscientização sobre violência contra mulher foram oferecidas no local

 

 


Na manhã deste sábado (13/4), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), levou o projeto “PAC em Movimento” a 320 moradores do bairro Zumbi, na zona leste de Manaus. Certidões de nascimento, casamento, RGs (primeira e segunda via), além de fotos 3×4 e demais itens para solicitar a documentação, foram oferecidos na Escola Estadual Padre Luiz Ruas, localizada na Rua Bom Jesus.

Esta foi a décima edição do projeto, que já percorreu diversos bairros de Manaus, além de municípios como Novo Airão, Autazes, Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira. De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, o objetivo é atender a população que tem dificuldade para chegar até o atendimento nas zonas centrais da cidade.

“Com a orientação do governador Wilson Lima, buscamos estar cada vez mais próximos da população. Além de levar o atendimento de qualidade para lugares distantes, o governo também leva agilidade e atendimento de qualidade, tanto que as primeiras vias de documentos são entregues na hora da solicitação”, destacou.

No local, a Sejusc também realizou abordagens de conscientização sobre violência contra mulheres, dialogando e distribuindo informativos.

Foto: Claudio Heitor/Secom

 

 

Público – A funcionária pública Ana Cláudia, de 43 anos, foi até o local para solicitar a segunda via da carteira de identidade, junto com a mãe, filhos e sobrinhos. Ela considera a ação como uma maneira de facilitar o acesso da população à serviços de cidadania.

“O interessante desse projeto ser no bairro é que está mais perto da gente. Eu e minha família, por exemplo, moramos em uma rua perto da escola onde aconteceu a ação e não tivemos dificuldades para chegar”, explica. “Outro ponto positivo é que eles atendem aqueles que também não conseguem ir até o PAC durante a semana, como eu. Me ajudou bastante”.

 

Foto: Claudio Heitor/Secom

 

 

PAC em Movimento – O “PAC em Movimento”, que tem a proposta de descentralizar os serviços realizados nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), já levou serviços de emissão de documentos a quatro municípios do interior, atendendo mais de 7 mil pessoas.

O projeto está, até o dia 16 de abril, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), onde já atendeu mais de 3 mil indígenas e seguirá para o município de Alvarães (a 531 quilômetros da capital) no dia 21.