No Amazonas, idosos contam com Centro Integrado de Proteção e Defesa de Direitos

Entre os serviços oferecidos pelo órgão estão orientações, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos à Delegacia Especializada e mediação de conflitos

No Amazonas, idosos que precisam de atendimento e encaminhamento para as medidas de proteção e garantia de direitos contam com um Centro Integrado de Proteção e Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (Cipid), administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Entre os serviços oferecidos pelo centro estão orientações, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos à Delegacia Especializada e mediação de conflitos.

De janeiro a setembro deste ano, 1.737 idosos foram atendidos e tiveram encaminhamento para as medidas de proteção e garantia de direitos. O mês com mais atendimentos foi janeiro, com 227 casos, sendo a maioria de mulheres. Neste período, a ocorrência mais registrada foi de intimidação e perturbação. Em seguida, os maiores índices foram dos meses de agosto, com 225, e abril, com 197 atendimentos.

A titular da Sejusc, Caroline Braz, destaca a importância da denúncia para a resolução dos casos. Ela afirma que a proposta do órgão é trabalhar políticas de prevenção e conscientização sobre os tipos de violência contra idosos. “Para garantir o envelhecimento saudável e com dignidade, o Governo do Amazonas vem trabalhando de forma integrada com diversos órgãos de proteção, sejam secretarias, delegacias e também a sociedade civil”, explica.

“Ter uma sociedade bem orientada e que saiba onde procurar ajuda também é um fator determinante para a resolução dos casos. Muitas vezes o idoso não tem coragem de denunciar situações que ocorrem dentro de casa, então a pessoa mais próxima deve estar atenta aos sinais e procurar orientações”, conclui ela.

Onde procurar orientação – A Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipid), localizado no anexo à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque 10.

O idoso pode entrar em contato pelo telefone 3306-0160.