No Amazonas, profissionais que atuam no sistema socioeducativo participam de curso de qualificação

 

Com o objetivo de promover a formação qualificada de profissionais que atuam no sistema socioeducativo, nesta terça-feira (03/09), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), através de um convênio firmado com o Governo Federal, realizou o lançamento de um curso de formação continuada para servidores do sistema socioeducativo. As atividades acontecerão até o dia 13 de novembro, no auditório do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), no bairro Alvorada.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro. De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a capacitação de servidores é uma oportunidade para otimizar o atendimento oferecido nos Centros Socioeducativos.

“Os Centros Socioeducativos já estão dando resultados positivos por conta das boas práticas adotadas por nossos profissionais, e a formação é um fator muito importante pois irá auxiliar estes profissionais sobre como atuar no dia a dia com os internos do sistema. Além disso, é um investimento no servidor, um verdadeiro diferencial na carreira de cada um”.

O curso é oferecido através de um convênio firmado entre a Sejusc e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), conforme estabelece a Lei 12.594/2012. Cerca de 150 profissionais se inscreveram.

Temas – Dividido em sete módulos, o curso abordará temas como “A Centralidade da Ação Pedagógica nas Instituições Socioeducativas”, “Dinâmica de Integração Operacional do Sistema Socioeducativo”, “Socioeducação e Segurança”, “Acompanhamento de Egressos”, “Princípios e Fundamentos Legais das Políticas Públicas para o Adolescente” e “Sistematização das Experiências e Vivências em Socioeducação”.

Centros Socioeducativos – A Sejusc administra os cinco Centros Socioeducativos do Amazonas, que têm por finalidade promover o cumprimento da medida socioeducativa de internação, com a fiel observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) incumbindo a seus dirigentes e servidores zelar pela integridade física e mental dos adolescentes e adotar as medidas adequadas de educação, contenção e segurança.

O departamento garante os direitos sociais dos adolescentes e executa as medidas aplicadas pela autoridade judiciária, visando a inclusão social e a construção de alternativas que contribuam para a revisão de hábitos e valores morais.

Nos cinco centros administrados pela Sejusc, são oferecidas atividades como rodas de conversa, acompanhamento psicológico, atividades pedagógicas, oficinas terapêuticas e palestras.