Nova Rede Mulher da Sejusc promove ação de saúde preventiva no Cream

A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (18/06)

FOTOS: Eduardo Santos/ Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, na manhã desta sexta-feira (18/06), uma ação de saúde preventiva para mulheres no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher, localizado na Presidente Kennedy, Educandos, zona sul da capital.

Promovida pelo projeto Nova Rede Mulher, da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, a ação contou com serviços de vacinação contra H1N1, testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, testes de gravidez, exame preventivo, entre outros. Além disso, o evento também contou com palestras sobre os serviços ofertados pela rede de atendimento à mulher.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, o Cream é um dos mecanismos do Governo do Amazonas que dispõe de uma estrutura essencial do programa de enfrentamento à violência contra a mulher.

“Todas as mulheres que participaram do evento são assistidas pela unidade e participam das nossas atividades ao longo dos anos. Nossa meta é oferecer o melhor a essas mulheres que tiveram os direitos violados”, disse.

As ações no Cream têm como objetivo promover o resgate e a autonomia das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, segundo a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Maricília Costa.

“Essa é uma das preocupações do governador Wilson Lima e da primeira-dama Taiana Lima, prestar assistência a essas mulheres que tiveram os direitos violados. Cursos, palestras, serviços de beleza, entre outros”, ressaltou.

Beneficiada – Uma assistida de 47 anos conta que se sentiu motivada ao participar das programações que o Cream realiza: “Já participei de vários cursos, acho as ações maravilhosas, eles incentivam muito as mulheres, é uma sensação de conquista toda vez que participo. O meu filho de 9 anos vem sempre comigo e ele aproveita tudo também”, relata.

A ação desta sexta-feira (18/06), também contou com uma programação voltada para os filhos das mulheres assistidas, com palestra sobre limpeza dentária, escovação e aplicação de flúor.