PAC em Movimento atende indígenas em São Gabriel da Cachoeira

 

Entre os serviços oferecidos estão emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento

 

Manuella Barros

 

São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus) será a próxima parada do PAC em Movimento, projeto itinerante do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que oferece serviços como emissão de carteiras de identidade e certidão de nascimento, além de fotos 3×4 e demais itens necessários para solicitar a documentação. A edição, voltada para indígenas, acontecerá nas comunidades Iauaretê e Pari Cachoeira, entre os dias 5 e 16 de abril.

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, São Gabriel da Cachoeira é o quarto município a receber o projeto, que tem parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Estadual do Índio (FEI). Ela adianta que a equipe de Cidadania fará atendimento nas comunidades durante 12 dias e, em seguida, partirá para Alvarães (a 661 quilômetros da capital), que terá dois dias exclusivos para indígenas.

“Trabalhamos com lideranças indígenas que identificam as principais necessidades dos índios, como a documentação básica, o que garante acesso a direitos como saúde e benefícios do INSS”, afirma a secretária. “Nesta ação, temos a estimativa de atender 3 mil indígenas. Com a orientação do governador Wilson Lima, estamos fazendo história no nosso Estado”.

Projeto – O PAC em Movimento tem a proposta de descentralizar os serviços realizados nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão. A primeira edição aconteceu em Novo Airão (distante 195 quilômetros de Manaus), em fevereiro, com dois dias somente para índios.

Na ocasião, foram emitidas 231 carteiras de identidade, sendo 111 de primeira via e 120 de segunda, com apoio da Polícia Civil; além da emissão de 136 certidões de nascimento.

Já em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), 800 índios da comunidade indígena Moyaray foram beneficiados com a documentação básica.

O projeto também passou por Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), com 676 atendimentos, além do incentivo para mulheres empreendedoras da área rural e urbana do município, com o cadastro no Crédito Solidário.

Na última semana de março foi a vez do Polo Industrial de Manaus (PIM) receber o PAC em Movimento. A próxima empresa no roteiro será a TP Vision Componentes Eletrônica, no dia 28 de maio.

Os interessados em receber o projeto podem enviar a solicitação pelo e-mail gabsec@sejusc.am.gov.br.