Sejusc apresenta programas do Estado e movimentos sociais à fundadora da Wonder Woman Tech

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, na tarde desta quarta-feira

 

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEJUSC

 

 

Na tarde desta quarta-feira (3/4), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), apresentou programas estaduais de promoção de direitos e representantes de movimentos sociais à fundadora da Wonder Woman Tech (WWT), Lisa Mae Brunosn, durante um encontro que ocorreu na sede do órgão.

A Wonder Woman Tech é uma organização sem fins lucrativos que luta pelo o empoderamento feminino, inovação e desenvolvimento de carreiras e empregos, através de articulações com instituições governamentais e privadas, além de treinamentos de liderança voltados para este público.

 

Os serviços de apoio emergencial para mulheres em situação de vulnerabilidade, políticas de combate à violência de gênero e demais atividades realizadas pela Sejusc foram apresentadas na reunião assim como os desafios vividos por representantes de movimentos sociais da região Norte, com o objetivo de construir atividades estratégicas para o LatinX Summit. O evento, promovido pela WWT, será nos dias 28 e 30 de agosto deste ano, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

 

O encontro contou com a participação de movimentos como o Manifesta LGBT+, Aliança Nacional LGBTI, Coletivo Difusão, Associação de Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram), Instituto Mana, além de representantes do Festival de Cultura “Miga sua Loka”, do Canal Vlogay, da Empresa Estadual de Turismo no Amazonas (Amazonastur) e da professora Lidiane Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Na ocasião, Lisa Mae Brunson, destacou que a partir do encontro, será possível entender o ecossistema social da região para produzir futuras palestras, oficinas e demais atividades realizadas pela WWT, tanto na América Latina quanto em outros países.

 

“São causas importantes que precisam ser debatidas e tratadas da forma correta.  As demandas que estamos coletando em reuniões ao longo desses dias em Manaus irão refletir não somente na preparação deste evento, mas em articulações que acontecerão ao redor do mundo”, ressalta. “Eu me sinto honrada em ter um apoio internacional e ter o interesse de governos nesses temas”.

 

A titular da Sejusc, Caroline Braz, reforça que a proposta do encontro foi apresentar novas possibilidades de parcerias aos representantes de movimentos sociais, aproximando o Governo cada vez mais da população.

 

“Estamos articulando ações que solucionem as demandas apresentadas. Com a reunião de hoje, podemos ampliar as possibilidades que cada movimento tem, buscando parcerias positivas”, garante a secretária. “A nossa missão, sob a orientação do Governador Wilson Lima, é estar junto com a sociedade civil na luta pelos direitos iguais para todos”.

 

 

Aproximação – Para a pesquisadora Lidiane Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas, o encontro foi fundamental para divulgar os resultados das pesquisas realizadas com foco na população LGBT e temas como mercado de trabalho, LGBTfobia, saúde e suicídio.

 

“É uma oportunidade de trabalhar com o Estado e uma organização internacional numa parceria mais efetiva para dar visibilidade para a população LGBT. O que esperamos é que as nossas pesquisas saiam do universo acadêmico e seja uma semente para a nossa sociedade”, comenta a pesquisadora. “Um estudo em andamento é sobre o suicídio, uma catástrofe silenciosa, com alto índice na população LGBT, que é historicamente discriminada. O País é o oitavo em índice de suicídio no mundo, entre os jovens está entre a segunda e terceira causa de morte e entre a população LGBT isso não é discutido”.

 

O youtuber amazonense e ativista Pepê, criador do Vlogay, primeiro canal LGBT da região Norte que atualmente conta com cerca de 12 mil inscritos, considerou a reunião uma forma de motivar e continuar a sua luta pelos direitos LGBTs.

 

“Há quase um ano eu dei uma pausa nos trabalhos nos quais eu desenvolvo por diversos motivos e ter participado desta reunião e ouvir palavras que me motivam e reforçam que, apesar das dificuldades, vai dar tudo certo e que devo continuar, me motivam a prosseguir. Luta é palavra que sintetiza esse encontro”.