Sejusc atende mais de 900 idosos no primeiro semestre

Entre os serviços oferecidos pelo órgão estão orientações, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos à Delegacia Especializada e mediação de conflitos

De janeiro a maio deste ano, 961 idosos foram atendidos e encaminhados às medidas de proteção e garantia de direitos do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Entre os serviços oferecidos ao público idoso estão orientações, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI) e mediação de conflitos.

O mês com mais atendimentos foi janeiro, com 227 casos, sendo a maioria de mulheres. Neste período, a ocorrência mais registrada foi de intimidação e perturbação. Em seguida, os maiores índices foram dos meses de abril, com 197 atendimentos; fevereiro, com 193; maio, com 173; e março, com 171.

A titular da Sejusc, Caroline Braz, destaca a importância da denúncia para a resolução dos casos. Ela afirma que a proposta do órgão é trabalhar políticas de prevenção e conscientização sobre os tipos de violência contra idosos.

“Para garantir o envelhecimento saudável e com dignidade, o Governo do Amazonas vem trabalhando de forma integrada com diversos órgãos de proteção, sejam secretarias, delegacias e também a sociedade civil”, explica. “Ter uma sociedade bem orientada e que saiba onde procurar ajuda também é um fator determinante para a resolução dos casos. Muitas vezes o idoso não tem coragem de denunciar situações que ocorrem dentro de casa, então a pessoa mais próxima deve estar atenta aos sinais e procurar orientações”.

Semana do Idoso – Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho), a Sejusc e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) organizaram ações de cidadania, rodas de conversa, atendimentos na área da saúde, caminhada e abordagens de orientação na capital. As atividades acontecerão de quinta-feira (13/06) a sábado (15/06).

Nesta quinta-feira (13/06), a iniciativa contará com ações de cidadania, atendimentos e orientações aos usuários, na Fundação Aberta da Terceira Idade, localizada na Avenida Brasil, 70, no bairro Santo Antônio, de 8h às 14h.

Na sexta (14/06), às 8h, a Sejusc participará da “Blitz de Sensibilização, Conscientização e Fiscalização nas agências bancárias de Manaus”, em parceria com Procon, Delegacia do Idoso e Conselho Estadual do Idoso.

No mesmo dia, a partir das 14h, acontece uma roda de conversa sobre “A importância do enfrentamento da violência contra a pessoa idosa”, destinada a acompanhantes de idosos e profissionais da área de saúde.

No sábado (15/06), a Sejusc participará de uma caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa, com o tema “Os movimentos Sociais na Luta pelos Direitos”. A ação, organizada pelo Fórum Permanente do Idoso (FOPI), acontecerá na Praça do Congresso, no Centro, a partir das 7h30.

Onde procurar orientação – A Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipid), localizado no anexo à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque 10.

O idoso pode entrar em contato pelo telefone 3306-0160.