Sejusc entrega documentos às vítimas de incêndio no Educandos

As entregas estão acontecendo nos abrigos onde as famílias estão instaladas

As vítimas também podem procurar o PAC do Educandos. Foto: Divulgação/Sejusc

Cerca de 150 certidões, entre nascimento e casamento, e 92 identidades já foram entregues às vítimas de incêndio no bairro Educandos, na ação itinerante do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Ainda na tarde desta quinta-feira (3/1), mais 56 certidões deverão ser disponibilizadas às vítimas.

Segundo o gerente das unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Wanderley Feitosa, a equipe da Sejuscestá fazendo as entregas nos abrigos onde estão instaladas as famílias afetadas pelo sinistro. “Diariamente entregamos uma média de 50 documentos numa parceria com o Instituto de Identificação”, afirma o gerente. “O que leva 45 dias para ficar pronto, estamos fazendo em quatro dias, para que as pessoas tenham acesso aos benefícios”, completou.

Para a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a ação representa um fortalecimento da cidadania das vítimas. “Muitos perderam todos os seus documentos e para poder tirar novamente CPF, título de eleitor, e ter acesso a todos os benefícios assistenciais, eles precisam comprovar a identidade. Essa ação é o primeiro passo para a pessoa voltar a se tornar, de fato, cidadã”, destacou ela.

As vítimas também podem procurar o PAC do Educandos, localizado na rua Professor Lourenço Braga, para emissão da segunda via da certidão de nascimento e RG.