Sejusc realiza ‘Natal Inclusivo’ para crianças PcDs atendidas em projeto

Ação contou com brinquedos inclusivos e distribuição de lanche para atendidos pelo “Sejusc Abraça”

Foto: Divulgação/Sejusc

Com o objetivo de promover a alegria e a inclusão utilizando a temática natalina, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta segunda-feira (14/12), o evento “Natal Inclusivo” com as crianças atendidas no “Sejusc Abraça”, projeto da pasta voltado às Pessoas com Deficiência (PcDs) atendidas nos Centros de Convivência da Família.

No Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, as crianças se divertiram em brinquedos inclusivos, como gangorra, trenzinho, balanço para usuário de cadeira de rodas, atividades de circuito motor, além da distribuição de brinquedos e lanches.

Segundo o secretário William Abreu, titular da Sejusc, o projeto é de suma importância por proporcionar às crianças com autismo, Síndrome de Down, com cardiopatias e paralisia cerebral, atividades de fisioterapia, paradesporto e fonoaudiológicas.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, destacou que o Natal é muito esperado pelas crianças atendidas pelo projeto. “É importante também para as famílias, não só pela diversão, mas pelo desenvolvimento promovido nas crianças. Elas receberam de presente brinquedos inclusivos, acesso ao circuito motor, pintura e a musicoterapia”, disse.

Além das atividades recreativas, a programação contou com a participação das crianças PcDs do coral “Tocando a Alma” do Abrigo Moacyr Alves. A assistente social, Socorro Bezerra, agradeceu a Sejusc pela parceria e disse que a música ajuda na interação e no acolhimento.

“A música para as nossas crianças é de extrema importância para o desenvolvimento psicossocial, além de promover a alegria. Queremos participar dos próximos eventos e agradecemos ao convite da Sejusc. Sabemos que podemos contar com esta parceria sempre”, completou.

A pequena Lívia Victoria de 9 anos, cantou diversas canções e, ao ser questionada sobre a sensação de se apresentar para várias pessoas, respondeu que se sentia livre, solta e muito feliz, pois adora cantar.

Programação – O evento “Natal Inclusivo” continuará até o dia 17 de dezembro, sendo nos dias 14 e 15, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola; e nos dias 16 e 17, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona oeste.