Sejusc realiza roda de conversa sobre racismo em Presidente Figueiredo

Ação foi coordenada pela Gerência da Igualdade Racial e Diversidade Religiosa 

 

Como forma de incentivar as denúncias e conscientizar as pessoas sobre o racismo, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou uma roda de conversa e concurso de redação para estudantes do município de Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus). A ação ocorreu em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

 

As atividades, foram realizadas na última sexta-feira (12/05), ocorreram em alusão a data 13 de maio: Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, e foram coordenadas pela Gerência de promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa (GPIR) da Sejusc. Com a temática “A persistência do racismo na sociedade brasileira”, mais de 80 estudantes participaram da ação.

 

Com equipes técnicas especializadas no auxílio e promoção dos direitos humanos, o projeto visa auxiliar ainda mais esses estudantes a identificar os tipos de racismo na sociedade, incentivar as denúncias de casos, promover a igualdade racial e conscientizar sobre as políticas públicas, contribuindo, assim, para a formação de agentes da justiça social e provedores dos Direitos Humanos.

 

De acordo com José Gabriel, assessor da gerência, a ação foi proveitosa pois o tema foi bem desenvolvido com todos, enfatizando diversos diálogos e interações constantes dos alunos. 

 

“Este ano completa 135 anos de abolição e resistência, então abordamos esse tema em alusão a data do dia 13 de maio e conseguimos bastante interações com os alunos. Nós conseguimos debater com mais de 80 alunos sobre isso, conseguimos falar sobre o racismo estrutural e os casos na sociedade, além de identificar os casos e incentivar a denúncia deles”, comenta o assessor. 

 

Concurso 

 

Por meio do concurso de redação, os estudantes puderam dialogar e enfatizar na escrita seus pensamentos, e como a elaborar o tema “A persistência do racismo na sociedade brasileira” e sua  erradicação. Ao final do dia, três alunas ganharam a competição, sendo o primeiro lugar de Esther Karoliny, o segundo de Julia Vitoria e o terceiro de Steph Girão. O prêmio foi medalhas, camisas e material didático para as estudantes. 

 

“Esse evento foi muito importante pois é quase uma campanha de afirmação, para lembrar as pessoas sobre a importância desse dia, pois muitas não lembram o fato histórico que ocorreu nele e lembrar de como você deve levar a sério as leis que combatem o racismo, como identificar os casos e essa roda de conversa foi um meio de dialogar tudo isso, eu gostei de tudo”, disse Julia Vitoria.

 

Fotos: Tamyres Cunha/Prefeitura Presidente Figueiredo e José Gabriel/Sejusc