Sejusc recebe Clube de Mães da Cidade Nova e dá esclarecimentos sobre nova Unidade de Semiliberdade

Prédio do antigo Projeto Jovem Cidadão, localizado ao lado da Escola Estadual Engenheiro Artur Soares Amorim, passará por manutenção predial

Secretário William Abreu (de camisa social branca e blazer azul) e representantes da Associação Clube de Mães do Núcleo 15. Foto: Raine Luiz / Divulgação

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (28/07), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) apresentou para a Associação Clube de Mães do Núcleo 15, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, alguns esclarecimentos sobre a manutenção predial de um espaço que vai atender internos do sistema socioeducativo.

O prédio do antigo Projeto Jovem Cidadão fica localizado ao lado da Escola Estadual Engenheiro Artur Soares Amorim. Ele passará por manutenção predial e adaptações para sediar a Unidade de Semiliberdade Masculina (USM). O prédio em questão está abandonado há mais de 10 anos e agora terá uma destinação, uma vez que estava se deteriorando com o tempo e servindo de espaço para vândalos. Com a medida, o Governo do Estado vai gerar uma economia para o sistema socioeducativo, pois o local utilizado atualmente no bairro Dom Pedro é alugado, enquanto o novo prédio é uma propriedade do Estado.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, conduziu a reunião e explicou que a Sejusc está disposta a tirar todas as dúvidas dos moradores da área sobre a nova unidade, visto que muitas informações falsas têm sido compartilhadas gerando medo na população.

“Sabemos que aquele prédio tem sido uma porta de entrada para a delinquência juvenil. A melhor forma que encontramos de resolver isso foi colocando essa Unidade de Semiliberdade do socioeducativo, que já é uma porta de saída dos nossos adolescentes que porventura cometeram alguma falha e já estão cumprindo sua medida. São pessoas que precisam de um apoio da sociedade e da comunidade para que possam retornar ao convívio social”, afirmou.

A presidente do Clube de Mães, Tatiana Santos, afirmou que a comunidade está aberta para ouvir os esclarecimentos. “Nosso espaço do Clube de Mães está aberto para que esses esclarecimentos venham a ser levados para dentro da comunidade. Hoje a área está muito apreensiva com todas essas informações porque não conhecem várias coisas. Esperamos que a secretaria possa estar levando as informações ao Núcleo 15 e isso possa ser feito de forma transparente”.

William Abreu disse, ainda, que não há uma previsão para a inauguração do espaço, e que uma reunião deve ser marcada na comunidade a fim de esclarecer os serviços que serão ofertados.