Setembro Verde: Governo do Amazonas realiza mutirão em prol do público PcD

Ação em Manaus teve mais de 200 pessoas atendidas; próxima edição será realizada na terça-feira (21/09), no município de Borba

FOTOS: Eduardo Santos/Sejusc

O mutirão para pessoas com deficiência (PcDs), em alusão ao Setembro Verde, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ocorreu na manhã deste sábado (18/09), na Escola Estadual Mayara Aziz, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. Coordenada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a ação teve público estimado de mais de 200 pessoas atendidas.

No local, foram realizadas várias atividades voltadas para o público PcD e familiares, entre elas a solicitação de novos cadastros do Benefício de Prestação Continuada (BPC), embelezamento de mulheres, solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), cadastro e retirada da carteira da Pessoa com Deficiência.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, assinala que essas ações são de extrema importância para o público PcD, e, além de promover a inclusão social, demonstram o cuidado que o Governo do Amazonas tem com a população de forma geral.

“O governador Wilson Lima tem trabalhado firmemente para melhor atender a população amazonense, e nós vamos continuar trabalhando em conjunto para que todas as demandas, não só com o público PcD, mas todas áreas sejam atendidas”, disse a secretária.

De acordo com o assessor técnico da SEPcD, Leandro Lopes, essas ações são necessárias para o público PcD.

“Somente neste ano a secretaria já atendeu aproximadamente 40 mil pessoas em mutirão, e a ação de hoje mais uma vez luta pela inclusão, por respeito, por igualdade da pessoa com deficiência, que é de grande importância para o Governo do Amazonas. E nós vamos continuar atuando para dar melhores condições de vida para esse público que tanto precisa”, destacou Leandro.

Beneficiada – Uma das pessoas atendidas no mutirão foi Hanna Bárbara, de 19 anos, que aproveitou a ação para emitir sua carteira PcD. Ela informou que a sua deficiência não é muito evidente, de modo que a carteira facilita sua identificação.

“Esse serviço para mim é muito importante, pois a minha deficiência não é perceptível, e a carteira possibilita comprovar sem eu precisar andar com meus laudos. Esse local também foi de fácil acesso para nós nos locomovermos, oferecendo vários serviços no mesmo lugar”, disse Hanna.

Programação – O próximo mutirão será realizado na terça-feira (21/09), no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus). A iniciativa é voltada para o público PcD, oferecendo diversos serviços da pasta.

Parcerias – O evento contou com a participação da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc (SEPM), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).