Alunos das redes estadual e municipal de ensino recebem palestras sobre proteção aos idosos

Ação promovida pela Sejusc faz parte do plano de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Foto: Vitor Lima/Sejusc

Para construir o princípio de respeito e valorização aos idosos desde a juventude, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (04/11), uma rodada de palestras educativas e atividades lúdicas na Escola Estadual Professora Leonilla Marinho e na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, localizadas na zona centro-sul de Manaus.

Voltada aos alunos entre 14 e 15 anos de idade, a iniciativa faz parte do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e tem como tema “Respeitar o idoso é respeitar nosso futuro”.

A ação trabalha com a juventude na explicação de informações sobre os idosos e a importância do envelhecimento com qualidade. Além disso, conta com a distribuição de folders, informações sobre como denunciar violências contra idosos, videoaulas e jogos interativos para fixação do assunto.

A gerente da Seadpi, Samara Monteiro, comenta que a ação faz parte do plano de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, que conta com uma série de ações e campanhas de conscientização.

“Nós estamos levando para os alunos o conhecimento, respeito e valorização dos idosos, trabalhando com eles pelas palestras, videoaulas e interação esse saber sobre o futuro, o futuro deles”, disse Samara.

A estudante da 9ª série do Ensino Fundamental, Lara Manoella Paz, diz que conhecer sobre os direitos dos idosos é muito importante para a sociedade.

“Nós tivemos essa palestra sobre os idosos, para falar sobre os direitos e abusos que muitos passam em casa. Eu, por exemplo, moro com a minha avó, então faço de tudo para que não aconteça nenhuma negligência com ela. Além de que é muito importante saber sobre isso porque a gente não sabe o que acontece na casa de cada um”, afirma a aluna.

Plano de enfrentamento

Durante os meses de novembro e dezembro, a Seadpi continuará com ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em diversos espaços da capital.

As próximas atividades ocorrerão em shoppings e agências bancárias da cidade, com a distribuição de material informativo e blitzes educativas em pontos estratégicos.