Carnaval na Floresta: espaço acessível para Pessoas com Deficiência está disponível no Centro de Convenções

Estrutura está localizada no bloco G do Centro

“Eu fui muito bem atendida”. A fala é de Rosa Mota sobre o espaço acessível no Centro de Convenções, nesta sexta-feira (17/02). Mãe de Daniel Lobo, uma pessoa com deficiência (PcD), ambos aproveitaram os desfiles das escolas de samba no espaço disponibilizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A área exclusiva para assistir os desfiles e Carnaboi, está localizado no bloco G do Centro.

 

Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a estrutura tem o objetivo de assegurar os direitos e a acessibilidade das PcDs, disponibilizando um local seguro, com proteção para chuva, banheiro exclusivo, águas disponíveis e intérprete de libras, além de uma sala com equipes multiprofissionais dando o suporte e acompanhamento das pessoas durante o evento.

 

Rosa ainda destacou o aconchego e como a estrutura é importante. “Eu vim trazer ele para assistir a nossa cultura aqui do Amazonas, ele é muito alegre, gosta de diversão então por isso para onde eu vou eu trago ele. Aqui o espaço é muito bom, eu cheguei e fui muito bem acolhida. Aqui meu filho está em um espaço coberto, então isso é muito importante para esse público. Eu fui muito bem atendida, tem água à vontade, é muito aconchegante”, destacou Rosa.

Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, pontua que a Sejusc auxilia também no transporte para o Centro, com o ponto de saída na Fundação Vila Olímpica (FVO), zona oeste de Manaus, e realiza o deslocamento até o Centro.

“Dispomos de uma van adaptada, que irá fazer esse deslocamento da Vila Olímpica para o espaço acessível aqui no bloco G do Sambódromo, para auxiliar ainda mais esse público. Com isso, queremos incentivar a participação de todos na nossa cultura, para que todos possam aproveitar o Carnaval com alegria e segurança”, pontuou a secretária.

Foto: Raine Luiz/Sejusc