Dia da Mulher: Sejusc une informações e autocuidado para mulheres de todas as idades

Programação inclui o I Fórum de Mulheres, no fim do mês

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) uniu informação e serviços de bem-estar para o público feminino de todos os grupos. A programação ainda inclui uma ação neste sábado (09/03) e o I Fórum Estadual de Políticas para Mulheres, nos dias 26 e 27 de março.

Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, enfatiza que o público feminino é extenso. “Trabalhamos com mulheres desde a infância até a maturidade, e é importante fazermos esses recortes de necessidades, mas o bem-estar e a informação é primordial em qualquer idade, por isso a vasta programação”, pontua.

A primeira atividade foi um pedágio educativo, realizado na rotatória do Eldorado e na Avenida Mário Ypiranga, ambos na zona centro-sul de Manaus. O intuito foi apresentar para a população os serviços da Sejusc voltados para as mulheres.

O Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIPDI) ofertou, em parceria com o Instituto Nobre Ação Social (Inas), serviços de bem-estar às mulheres idosas. A aposentada Maria Zuleide Barbosa, de 68 anos, foi cedo ao centro para fazer manicure e sobrancelhas.

“Eu vim aqui no Cipdi por causa de uma situação comigo, aí recebi o convite e vim aqui hoje para fazer as unhas e a sobrancelha. Falei pro meu filho me trazer cedo pra ser uma das primeiras. Eu achei a iniciativa ótima, queria que tivesse esses serviços gratuitos mais vezes para a gente, não só no dia das mulheres”, comentou a aposentada.

As mulheres migrantes e refugiadas também receberam cuidados e informação, no Posto de Recepção e Apoio (PRA), com programação diversificada e apoio bilíngue. As crianças e adolescentes abrigadas no local também tiveram recreação.

Durante a tarde, o Palacete Provincial sediou um evento com o tema “Violência contra a Mulher: construindo uma Cultura de Respeito e Igualdade”, a fim de discutir as políticas públicas de combate à violência de gênero.

Operação Átria nas Escolas

Com o propósito de instruir meninas e adolescentes sobre violência física, sexual, psicológica e como identificá-la, a Sejusc está percorrendo escolas estaduais com palestras e dinâmicas da Operação Átria, promovendo o debate do violência de gênero no ambiente escolar.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a coordenação é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A Sejusc integra a programação por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM).

Ações programadas

Neste sábado, as ações serão voltadas a mulheres em situação de rua, com atendimento dos serviços de cidadania, lazer, orientação jurídica, serviços de saúde e encaminhamento sociais, das 8h às 12h, no Centro Social Bittencourt, situado na Rua Jonathas Pedrosa, no centro da capital.

No fim do mês ocorre o I Fórum Estadual de Políticas para Mulheres, que vai debater, com órgãos estaduais e a sociedade civil, a transversalidade das políticas para as mulheres, e a implantação de conselhos municipais para as mulheres nos municípios do Amazonas.

Fotos: Luan Miguel /Sejusc