Dia do Aposentado: idoso encontra rede de apoio em projeto do Governo do Amazonas

Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo é coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa

Ter uma rede de apoio é importante para o desenvolvimento pessoal na terceira idade, principalmente para aposentados que se sentem ociosos sem o trabalho. Manoel Torres, de 64 anos, considera o projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a sua rede, que o auxilia tanto no emocional e fisicamente quanto na luta contra o alcoolismo.

Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), o projeto lançado em 2021 visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos, estimulando a participação deles nas ações e programas que privilegiem o envelhecimento ativo, com foco na cidadania, longevidade e inclusão social.

Celebrado neste dia 24, o Dia do Aposentado é uma data interligada ao projeto, que atualmente possui 75 grupos cadastrados na secretaria, sendo mais de 1.150 aposentados integrados.

Manoel participa do grupo Jovens Coração do Zumbi, na zona leste de Manaus, há cerca de um ano, e comenta sobre como se sente grato pelo apoio que tem e como isso o ajudou a deixar a ingestão de bebidas alcoólicas, estando sóbrio há 8 meses.

Depois de uma vida trabalhando como operário em fábricas de madeira e de plástico, Manoel se aposentou em 2018. Sem ter o ofício e sem obrigações diárias, ele conta que aumentou a consumo de álcool, chegando a gastar R$ 600 por semana para manter o vício.

Um dia o aposentado foi convidado por seu compadre para conhecer o grupo de idosos e percebeu que a aposentadoria poderia ser sinônimo de bem-estar, lazer, novas amizades e novas experiências.

“O grupo foi uma rede de apoio muito boa, porque se não fosse eles, eu não sei por onde estaria agora, porque estava meio perdido, e eu recebi apoio e, graças a Deus, estou bem”, comemora o aposentado.

“Eu peço a Deus que todos consigam chegar a pelo menos 65 anos, para que consigam se aposentar, para ter o prazer de dizer ‘eu me aposentei’, e é bom estar aposentado, pelo menos a gente não faz mais nada”, emenda ele aos risos.

Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo

O projeto descentraliza os serviços do Estado com equipes multidisciplinares, atendimento psicossocial e ações de saúde, inclusão social e combate à violência oferecidas em espaços já existentes nos bairros onde moram os idosos e envelhecentes.

Além das aulas de dança e outras atividades físicas, as atividades do projeto incluem fisioterapia, assistência social, psicologia e assistência com técnicos de enfermagem.

Associações e grupos de idosos de todo o estado interessados podem procurar a Seadpi da Sejusc, situada no Centro Integrado de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD) na rua Marquês Quixeramobim, 210, Conjunto Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendar para receber as orientações sobre o ingresso no projeto.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc