Em Autazes, Sejusc promove treinamento sobre serviços voltados ao público PcD

Objetivo foi capacitar agentes públicos para solicitar dispositivos do estado direcionados a essa população

Foto: Sejusc / Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou nesta terça-feira (10/08) treinamentos de agentes públicos para solicitação de serviços voltados às Pessoas com Deficiência (PcD), no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).

O treinamento foi desenvolvido pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc, para servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) do município.

Os servidores aprenderam como fazer o cadastro para obtenção de cadeira de rodas, de carteiras de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPcD) e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), e do Passe Legal.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou que o governador Wilson Lima determinou que cada vez mais os serviços públicos cheguem ao cidadão do interior do Amazonas. Para ela, é de fundamental importância capacitar o agente público para que ele conheça todos os dispositivos que podem ajudar a vida da população.

“Não temos medido esforços para chegar a todos os municípios do nosso Amazonas.  As equipes da SePcD estão viajando o interior e preparando os agentes públicos para atender as pessoas com deficiência. Essas ações demonstram o compromisso, o respeito e o trabalho diário do Governo do Amazonas voltado à causa PcD”, disse a gestora.

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Leandro Lopes, explicou que os treinamentos irão ocorrer em todos os municípios do Amazonas, para que os servidores possam aprender a solicitar os serviços do estado que beneficiam a população PcD. “Buscamos levar treinamento para emissão dos documentos oficiais e falar das novas políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. Além de realizarmos a atualização do censo do Governo referente às PcDs do estado”, explicou.

Benefícios – A Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista dão acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados; e o Passe Legal facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.