Governo do Amazonas realiza blitz de conscientização sobre direitos dos idosos em agências bancárias da capital

Servidores alertaram a população sobre os direitos da pessoa idosa e canais para  denúncias

Nesta sexta-feira (14/6), o Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Segurança Pública, através da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) e Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM), realizou uma blitz de sensibilização, conscientização e fiscalização nas agências bancárias de Manaus. A ação aconteceu nas agências mais movimentadas da cidade, com o objetivo de informar a população sobre os direitos dos idosos.

A blitz de conscientização faz parte de uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho. De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a informação é uma importante ferramenta para a prevenção de casos de violação de direitos contra idosos.

“Através das políticas de prevenção, o Governo do Amazonas, vem realizando um trabalho integrado, organizando ações que sensibilizem a população de forma geral”, destaca a titular da pasta. “Conhecendo seus direitos, o cidadão se sente mais seguro para realizar denúncias aos órgãos de proteção”.

Abordagens informativas com usuários das agências, distribuição de material sobre os direitos dos idosos e diálogo com gerentes dos bancos de diferentes pontos de Manaus foram algumas das atividades realizadas.

Parceiro na ação, o Procon-AM atuou na fiscalização das agências de acordo com direitos inerentes ao cidadão idoso. O gestor do programa, Jalil Fraxe, destacou a importância da denúncia em casos de descumprimento das Leis em agências bancárias.

“Essa ação conjunta prioriza a pessoa idosa, que também é consumidora e possui direitos específicos. Nesta fiscalização, os agentes observaram o cumprimento da Lei das filas, que diz respeito ao tempo de espera e ainda o direito à prioridade”, destaca. “Além disso, cabe aos agentes fiscalizar se a bateria de profissionais de atendimento nos caixas está completa”.

Denúncias – Em caso de descumprimento das Leis em agências bancárias, o consumidor pode realizar denúncias pelo telefone 08000921512.

Para denunciar ou buscar mais informações sobre violações de Direitos Humanos, o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa e a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso estão na Rua do Comércio, s/n, bairro Parque 10, anexo à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso.

Semana do Idoso-  Para encerrar a semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, neste sábado (15/6), diversos órgãos e conselhos estaduais participarão de uma caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa com o tema “Os movimentos Sociais na Luta pelos Direitos”. A ação acontecerá na Praça do Congresso, no Centro, a partir das 7h30.