Governo do Amazonas divulga composição do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas

Titulares e suplentes têm mandatos de quatro anos

O Governo do Amazonas divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE), a relação dos membros titulares e suplentes que compõem o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen). A publicação marca a reativação do conselho, que é responsável pela discussão e aplicação de políticas públicas que amparem e busquem soluções para pessoas em situação de drogadição no Estado.

O Conen é diretamente ligado à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que conta com a Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD), pasta responsável por acompanhar as abordagens e encaminhar para abrigos e tratamento aqueles que manifestam interesse.

A gerente da GPAD, Flávia Ribeiro, que compõe o Conen,  lida diariamente com pessoas em situação de drogadição. Segundo ela, a atuação do Conselho é primordial para envolver o poder público na tomada de decisão e humanização dos tratamentos.

“O Conen promove coordenações do uso indevido de drogas, ações com relação ao tratamento, recuperação e reclusão social, ou seja não só o usuário e dependente químico são beneficiados com as ações, com as políticas públicas envolvidas pelo conselho estadual, como também toda sociedade, que é afetada pelo uso abusivo de drogas”, frisa Flávia.

Além da Sejusc, o Conen é composto pelas secretarias estaduais de Saúde (SEA-AM); Assistência Social (Seas); Segurança Pública (SSP-AM); Educação e Desporto, assim como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM); Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM); Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas ( TJ-AM).

O Conen também tem representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Serviço Social da Indústria (Sesi); da Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas e dos conselhos regionais de Psicologia; de Serviço Social; de Farmácia, e de Medicina.

A composição atual terá o mandato de quatro anos, com vigência até 2026.

FOTOS: Lincoln Ferreira/ Sejusc