Governo do Amazonas garante atendimento aos indígenas sateré-mawé no Ônibus do Idoso

Iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc

Fotos: Vitor Lima/Sejusc

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (11/11), um mutirão de atendimentos do Ônibus do Idoso voltado ao grupo indígena saterê-mawé. A ação ocorreu na avenida da Conquista, Lote 02, Residencial Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a ação contou com orientação jurídica, atendimento de audiometria, grafismo indígena corporal, artesanato, psicossocial, enfermagem e técnicos em enfermagem, esclarecimentos sobre o CadÚnico, tarifa social de água, testagem rápida (Sífilis, HIV e Hepatite), fisioterapia, programa Idoso Empreendedor e aulão de educação física.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, falou da importância de levar o atendimento para os bairros de Manaus, com o objetivo de facilitar a mobilidade dos idosos.

“O Ônibus do Idoso oferece um atendimento humanizado. Ele existe para melhor atender aos idosos que têm dificuldade de locomoção e isso possibilita que eles sejam atendidos próximo de suas residências. Temos serviços de fisioterapia, jurídico, psicológico, entre outros. A Unidade Móvel realiza também, escuta qualificada verificando se eventualmente existe alguma violação de direitos”, disse o gestor.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, destacou que além do grupo Saterê Mawé, a população do local também foi convidada para receber os serviços e reforçou a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) para que os serviços fossem realizados.

“Hoje, a unidade móvel atendeu cerca de 200 pessoas no grupo Saterê que também faz parte do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo. Além do grupo, a população de forma geral foi atendida. Tivemos várias parcerias, entre elas a Semasc, com o objetivo de poder aproximar a população idosa dos serviços ofertados, diminuindo qualquer obstáculo e para que tenham seus direitos garantidos”, ressaltou Luciana.

Qualidade de vida

A coordenadora do grupo de idosos Saterê Mawé, Jacira Campos, agradeceu ao Governo do Amazonas e Sejusc pelos serviços do Ônibus do Idosos.

“Esse serviço proporciona uma grande melhoria para os idosos indígenas.  Os serviços ofertados pela a unidade móvel trouxeram qualidade de vida para todos que saíram de uma pandemia e viviam isolados dentro de casa”, disse Jacira, que coordena 100 idosos do grupo indígena.

A Unidade Móvel possibilita identificar as zonas da cidade que concentram o maior déficit de atendimento ao idoso e, dessa forma, a Sejusc planeja as ações, levando os serviços que o público-alvo precisa.