Governo do Amazonas inaugura nova unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher na zona leste

Ação faz parte da campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher

FOTOS: Lucas Silva/Secom e Raine Luiz/Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), inaugurou, neste sábado (07/08), uma nova unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher, Sapem Leste, anexo ao 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Miguel Faraday, 210, bairro São José Operário. A ação faz parte da campanha Agosto Lilás de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Gerida pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, pelo projeto Nova Rede Mulher, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além das unidades já instaladas (Sapem Centro-Sul, Sul e Norte), o serviço deve ser ampliado em mais duas unidades: anexo ao 8° e 17° DIPs, nos bairros Compensa e Redenção, zonas oeste e centro-oeste, respectivamente.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a meta do Governo do Amazonas é contar com uma unidade do Sapem em cada zona da capital para ampliar a rede de proteção à mulher.

“Essa ampliação faz parte do trabalho que o Governo do Estado está realizando no sentido de amparar as mulheres. Ao todo, são mais três Sapems que as mulheres devem receber. Levando em conta o aumento considerável de casos de violência contra a mulher durante a pandemia, esse serviço chega para que essas mulheres sejam amparadas em todas as zonas da cidade”, disse a gestora.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, relembra que o serviço chega na data em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos de existência.

“Hoje a lei está debutando, e estamos dando esse presente para a comunidade, a expansão desse serviço. Hoje temos o primeiro, anexo ao 9º DIP, e todas as mulheres que procurarem o serviço da delegacia terão o nosso apoio, seja na forma de atendimento social ou psicossocial para ouvir todas as demandas”, afirmou.

Serviço de apoio – Os Sapems são a porta de entrada para a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, realizando atendimento psicossocial, atendimento social, psicológico e orientação jurídica, bem como encaminhamento para o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e para outros órgãos competentes.

“Os Sapems são anexos às delegacias exatamente para fazer esse acolhimento inicial à mulher que chega com a demanda não só da violência doméstica, mas de outras violações de direitos, para fazermos o direcionamento para a rede de atendimento. Iremos encaminhar para o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher, caso necessário, ou para a Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, em casos de mulheres em situação de risco iminente de morte. É uma conquista muito grande para nós, por estar numa área de maior incidência contra a mulher”, disse Karolina Aguiar, gerente do projeto Nova Rede Mulher da Sejusc.

Além desses serviços, a rede também conta com o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic) – Casa de Maria, instalada em Itacoatiara, município distante 176 quilômetros de Manaus. Em abril deste ano, foi anunciada pelo Governo a instalação de mais seis Samics em outros municípios do estado.