Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, viabiliza moradia a idoso em situação de rua

A ação foi realizada em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI)

FOTOS: Eduardo Santos/Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) viabilizou, na manhã desta terça-feira (08/02), moradia a um idoso de 67 anos que se encontrava em vulnerabilidade social na capital amazonense.

Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), a ação institucionalizou o idoso no Espaço Acolher Casa Sara, em Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus).

A iniciativa se deu após a DECCI receber informações de um idoso que havia sofrido um acidente e se encontrava internado no Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus. Ele não possuía documentos e relatou não ter familiares próximos. A partir disso, a Sejusc realizou visita e constatou a necessidade de levá-lo para uma moradia de longa permanência.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, disse que o Governo do Amazonas tem um trabalho direcionado aos idosos em vulnerabilidade social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida deles.

“O governador Wilson Lima trabalha diariamente com ações para garantir os direitos da pessoa idosa. Por isso, através da Seadpi, procuramos melhorar a qualidade de vida deles. É nosso dever proteger e respeitar os idosos, agora, ele está acolhido, vai receber os cuidados necessários”, afirmou a gestora.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Viana, o idoso estava em uma internação social, após ser atropelado e resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Como ele não tinha responsável, a rede de proteção aos idosos foi procurada para viabilizar moradia necessária.

“Nós conseguimos fazer contato com algumas instituições, o idoso não possuía documentos e a equipe psicossocial junto com a gerência da Seadpi contatou a Secretaria Executiva de Cidadania (Secid) da Sejusc para tirar a segunda via do Registro Geral (RG) e certidão de nascimento. Assim, o idoso foi institucionalizado e esse trabalho foi muito gratificante para todos nós”, declarou Luciana.

Acolhimento – A presidente da instituição, Lane Melo, informou que o espaço funciona 24h para atender os idosos, principalmente aqueles que foram vítimas de abandono.

“O espaço é novo e designado especialmente para os idosos. Aqui, oferecemos tratamento, amor e carinho. Já trabalho há quinze anos com trabalhos voltados para a pessoa idosa, no município de Iranduba existe um outro espaço e esse aqui, está funcionando há dois anos. Nós o acolhemos por um determinado tempo, até as secretarias se mobilizarem para a volta deles ou se de repente aparecer um familiar”, disse Lane.