Governo do Estado realiza evento em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha

Atividades como atendimento jurídico, corte de cabelo e palestras foram oferecidas a mulheres da capital

Fotos: Lucas Silva/Secom

Em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, neste sábado (07/08), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou durante toda manhã a ação Cream em Movimento, oferecendo às mulheres da capital um momento com palestras para discutir questões relacionadas à lei, além de atividades sociais e de lazer.

O evento ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, localizada na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, das 8h ao meio-dia. No local, o público pôde contar com atividades como atendimentos psicossociais, pedagógicos, jurídicos, serviços de embelezamento, maquiagem, cortes de cabelo, exposição de artesanato e atrações musicais.

“Esse evento de hoje vem como uma homenagem a essas mulheres, uma exaltação da autoestima”, destacou a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, que também reforçou o compromisso do estado na luta contra qualquer tipo de violência contra a mulher.

“As mulheres precisam entender que no estado do Amazonas existe uma rede para ampará-las. O Governo do Estado tem uma grande rede que, nesses 15 anos, a pedido do governador, foi ampliada”, destacou a secretária.

A autônoma Vanessa Oliveira esteve presente no evento para assistir a palestras ministradas por especialistas e convidados sobre o tema, e exaltou a iniciativa. Para ela, é fundamental levar informações básicas para a população, para que cada vez mais mulheres, vítimas de agressões, sintam-se encorajadas a denunciar o agressor.

“É muito importante, principalmente por questão de orientações às mulheres. Tem muitas mulheres que não sabem os direitos que têm, e essa campanha é importante justamente para poder orientar e encaminhá-las para saberem de seus direitos e como lutar pela causa das mulheres em si”, disse.

Agosto Lilás – No Amazonas, a campanha Agosto Lilás vai intensificar a rede de proteção à mulher, com ações de conscientização, abordagens educativas e palestras. As ações visam levar apoio técnico aos munícipios, fortalecendo o conhecimento de agentes públicos e privados em relação à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.