Operação Átria: Sejusc encerra atividades de conscientização sobre violência de gênero em escolas

Ações integravam calendário do Dia da Mulher

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) encerrou, nesta terça-feira (19/03), as atividades da Operação Átria nas escolas. A iniciativa, relacionada ao Dia Internacional da Mulher, estimulou debates entre adolescentes sobre questões ligadas à violência de gênero e orientou mulheres sobre como buscar ajuda em momentos de vulnerabilidade.

Durante a operação, foram realizados debates e palestras em 17 escolas da rede estadual de Manaus, alcançando cerca de 1.400 alunos, a partir do 6° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, em todas as zonas da capital.

A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Izabelly Fernandes, de 17 anos, foi uma das participantes das atividades e afirma ter adquirido, após a palestra, uma nova perspectiva sobre situações de abuso, destacando a importância de saber pedir ajuda e a necessidade de denunciar sinais de violência para proteger a vida das mulheres.

“Aprendi que existem diversos tipos de violência contra mulheres, aprendi as maneiras de como sair dessas situações e como pedir ajuda para a equipe profissional da Sejusc. Também aprendi que é necessário denunciar em qualquer sinal de violência para que a nossa vida e a de outras mulheres não sejam perdidas”, complementa a aluna.

Naelisson Cordeiro, de 16 anos, aluno do 2° ano do ensino médio, conta que aprendeu, durante as atividades, a reverter o olhar machista que a sociedade impõe às mulheres e também como pedir ajuda em casos de agressão.

“Eu aprendi que mulher não é um material descartável, ela pode ser o que quiser. Se alguma mulher estiver passando por uma situação de vulnerabilidade, ela pode pedir ajuda pelos canais de denúncias disponibilizados pela Sejusc e pelos outros órgãos de proteção do estado”, explica o aluno.

Os temas abordados durante as palestras incluíram equidade de gênero, misoginia, identidade de gênero, violência de gênero (física, verbal, sexual, moral, psicológica e patrimonial), além de assuntos relacionados ao empoderamento e autoestima feminina.

Os estudantes também foram informados sobre os canais de denúncia, como o Disque 180 e 190, e as redes de proteção disponíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade, incentivando-os a buscar ajuda caso necessário.

A palestrante da ação e representante da Sejusc, Kariny Castro, acredita que mais jovens conscientes podem reconhecer e denunciar situações de violência, além de influenciar outras mulheres a se conscientizarem sobre o tema.

“Durante este mês, visitamos diversas escolas para educar e conscientizar os estudantes sobre os diferentes tipos de violência e como combatê-los. Essa iniciativa é crucial para que as meninas aprendam a identificar situações de abuso e estejam preparadas para denunciá-las. Além disso, com o conhecimento adquirido, elas podem também instruir outras mulheres em suas casas, comunidades e em outros grupos sociais”, afirma Kariny.

Dinâmicas interativas também foram realizadas durante as palestras, como a atividade em que os adolescentes estouraram bexigas contendo frases que destacavam os direitos garantidos às mulheres pelo Estado.

Além disso, os estudantes assistiram a um vídeo que abordava os padrões impostos pela sociedade às mulheres e a importância de quebrar essas normas, contribuindo para uma sociedade menos machista.

Operação Átria

A Operação Átria, cujo nome faz referência à estrela principal da constelação “Triângulo Austral”, tem como objetivo reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e encorajando-as a saírem do ciclo de violência.

A ação nacional reforça os canais de denúncia e o compromisso das secretarias em defender os direitos das mulheres e construir uma sociedade mais igualitária.

A operação é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em todo Brasil. No Amazonas, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A Sejusc integra a programação por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM).

TEXTO: Stephane Brasil/Sejusc

FOTOS: Ygson França/Sejusc