PACs realizaram mais de 1 milhão de atendimentos, até setembro no Amazonas

Novos postos foram inaugurados e unidades antigas estão recebendo revitalizações

As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), administradas pelo Governo do Amazonas, atenderam mais de 1 milhão de usuários nos postos distribuídos na capital e no interior do estado. Os dados se referem ao período de janeiro a setembro deste ano. A inauguração de novas unidades e as revitalizações de PACs tradicionais, que há décadas não recebiam melhorias, contribuíram para a ampliação dos atendimentos.

 

De janeiro a setembro de 2022 foram realizados 1.198.295 atendimentos nas 15 unidades do PAC no Amazonas. O número é maior do que a quantidade de serviços executados durante todo o ano de 2021, por exemplo – período em que ainda havia restrições mais severas por conta da pandemia de Covid-19, quando 474.624 cidadãos foram atendidos.

 

Entre os serviços mais procurados pelos usuários está a emissão de RGs. Nos primeiros nove meses de 2022 foram emitidos 35.662 documentos na capital e no interior, por meio de ações itinerantes executadas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

 

Além da emissão de documentos, os PACs reúnem serviços bastante procurados pela população, como Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Defensoria Pública, além de concessionárias de serviços como Amazonas Energia e Águas de Manaus.

 

Revitalizações e novas unidades
Como parte do processo de modernização do serviço, iniciado, em 2021, pelo governador Wilson Lima, as unidades de Pronto Atendimentos ao Cidadão estão sendo revitalizadas e recebendo melhorias para melhorar o atendimento ao público. Já foram revitalizados os PACs Compensa, Alvorada e Via Norte.

Além disso, três novos PACs foram inaugurados, sendo dois no interior (Presidente Figueiredo e Tefé); em um em Manaus, no Shopping Studio 5, que tem capacidade para atender mais de sete mil pessoas por mês e é a maior estrutura da capital.

 

Agora, Manaus conta com nove unidades, enquanto no interior as estruturas estão presentes em Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé.

Sasi
Como forma de atender a demanda reprimida ocasionada pela pandemia, a plataforma Sasi foi disponibilizada aos cidadãos para agendamentos dos serviços de 1ª e 2ª vias de RG. A utilização do aplicativo permitiu que os usuários pudessem agendar os serviços pelo celular, sem a necessidade de enfrentar filas.