Projeto do Governo do Amazonas auxiliou mais de 90 idosos a terem renda empreendendo

A iniciativa visa reduzir casos de vulnerabilidade financeira e impulsionar a economia no Amazonas

“Graças a esse recurso eu pude continuar com o meu empreendimento e gerar emprego e renda”, afirma o aposentado, José Tavares, de 72 anos, após ser beneficiado pelo “Idoso Empreendedor”, projeto realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

José faz parte dos 91 idosos que foram contemplados pelo crédito de financiamento em 2023. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), oferece financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 8 mil, sem avalista, e de R$ 9 mil a R$ 21 mil, com avalista, destinados a pessoas com 45 anos ou mais e de baixa renda.

Tavares dedica sua vida aos negócios há mais de 20 anos, o seu empreendimento consiste na reutilização de garrafas PET na fabricação de vassouras. Ele conta que, apesar dos desafios em sua jornada empreendedora, persiste na busca pela independência financeira e na missão de contribuir para a redução da poluição urbana e a preservação ambiental.

“Os maiores desafios que eu enfrento empreendendo é a falta de conscientização por parte das pessoas em relação à sustentabilidade. Muitas pessoas não entendem que o meu trabalho ajuda a retirar o lixo das ruas”, afirma.

Em 2023, José descobriu a oportunidade do crédito de financiamento e aproveitou a oportunidade para ampliar o seu negócio gerando renda. Agora como beneficiado, José relata que pode dar continuidade ao seu empreendimento, além de gerar emprego e renda para funcionários que trabalham com ele.

“O financiamento do Governo auxiliou em diversas coisas no meu empreendimento. Graças a ele, eu pude ajudar outras pessoas também, gerando emprego e renda para essa gente. É gratificante ter um incentivo para que a gente possa produzir mais e empregar mais pessoas”, complementa o idoso.

Oportunidade

Interessados em participar do “Idoso Empreendedor” devem procurar as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), lá é disponibilizado orientação e cadastramento para o programa.

A secretária executiva da Seadpi, Anne Alves, explica que a Sejusc está empenhada em promover políticas públicas para impulsionar a economia no Amazonas e reduzir casos de vulnerabilidade financeira.

“O empreendedorismo tem sido uma alternativa para idosos que desejam ser protagonistas de suas próprias histórias. Os sonhos desses envelhecentes podem se tornar possíveis graças às políticas públicas proporcionadas pela Sejusc, que abre portas para diversas áreas, criando oportunidades para o desenvolvimento da economia”, complementa.

Fotos:  Drance Jézus/Sejusc