Saúde mental: Sejusc promove atividades com servidores

Mais de 100 profissionais participaram da dinâmica 

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (19/01), atividades em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. Foi realizada uma palestra e dinâmica voltada aos servidores que atendem diariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e emocional.

A ação, coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para Pessoas com Deficiência (SePcD), contou com mais de 100 profissionais. Durante a palestra, foram discutidos sintomas de depressão e ansiedade, atendimento humanizado e, por meio da dinâmica escrita, métodos de ajuda psicológica.

A secretária executiva da SePcD, Lêda Maia, comentou que esta é a primeira ação voltada a saúde mental dos servidores e algo que está sendo incentivado constantemente. 

“Além da preocupação de proporcionar um bom ambiente de trabalho, um ambiente saudável, a gente se preocupa também que os servidores estejam com a saúde boa não só fisicamente mas também a mental. É algo que estamos incentivando durante todo o mês de janeiro”, disse a secretária. 

Camila Reis, gerente de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa (GPIR) comentou sobre a importância de falar e cuidar da saúde mental dos servidores, principalmente aqueles atuantes com públicos vulneráveis. 

“Foi muito interessante, pois como uma pessoa que trabalha com públicos vulneráveis e passa por situações extremamente delicadas, é interessante perceber que, antes de tudo, a gente tem que cuidar de si mesmo para poder ajudar o outro”, avaliou Camila.

Paulo Rogério, gerente de Diversidade e Gênero (GEDG) da Sejusc, reforçou que a ação é uma boa forma de cuidado mental, com interação com demais servidores, trocas de experiências e apoio emocional.

“Eu acho que deveria entrar no cotidiano da Sejusc capacitações mensais, para que não fiquemos sobrecarregados nos atendimentos, e podermos conhecer ainda mais as pessoas que compõem a equipe”, reforçou Paulo.

Fotos: Ygson França/Sejsuc