Sejusc apresenta dinâmicas em combate a violência infantojuvenil para Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar


Materiais abordam temas de violência, trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) criou novas dinâmicas e materiais informativos para o combate à violência contra crianças e adolescentes nas escolas. Em parceria com o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), o foco é introduzir os objetos em palestras e ações de conscientização da rede de proteção.

A ação contou a apresentação, nesta quinta-feira (07/03), dos materiais gráficos e interativos, como tabuleiros, pôsteres, jogos de fato ou fake, roleta de informações, tabelas, entre outras dinâmicas para equipe do Nise. Além da visita ao sistema socioeducativo, no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), Unidade de Internação Provisória (UIP) e ao Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitoza.

Por meio da iniciativa, as secretarias atuarão em conjunto na conscientização das crianças e adolescentes, operando com materiais padronizados, com linguagem simples e de forma prática para esse público, abordando temas como violências, bullying, trabalho infantil e abuso e exploração sexual. 

A iniciativa faz parte das medidas do Governo do Amazonas para o enfrentamento da violência nas escolas e integra os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Rosalina Lôbo, secretária executiva dos Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), explicou que a Sejusc e a Secretaria de Educação e Desporto Escolar andam juntas nas ações na proteção da criança e adolescente e ter um plano de trabalho alinhado é importante 

As escolas são nosso principal território de atuação e nesse cenário a Seduc está com uma nova equipe no Nise, e nós estamos reorganizando as atividades, iniciando todo esse trabalho de mãos dadas. Hoje nós estamos visitando o sistema socioeducativo e mostrando as dinâmicas e estratégias usadas nas atividades escolares”, destacou Rosalina. 

Georgeana Borges, coordenadora do Nise, reforça como a parceria entre as secretarias pode auxiliar também no sistema socioeducativo.

“A nossa intenção é ver de que forma a Seduc pode tornar essa parceria algo mais significativo, que nós possamos oferecer para os nossos alunos que são integrantes do sistema um momento acolhedor com várias ações pertinentes a inserção dele, a vida dele e ao retorno a um convívio familiar e escolar”, frisou a coordenadora.

Nise

O Nise compõe uma das ações do “Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar” e atua no monitoramento e prevenção de ameaças às unidades de ensino com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Militar e Civil, e Secretaria Executiva – Adjunta de Inteligência (Seai).

O Núcleo foi instituído em 10 de abril de 2023, pela  Portaria GS nº 311, e tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, uso abusivo de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação ou mesmo contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

Fotos: Ygson França/Sejusc