Sejusc comemora 21º aniversário da Escola Estadual Josephina de Melo que atende os socioeducandos do estado

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca)

FOTOS: Raine Luiz/Sejusc

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) comemorou, nesta segunda-feira (12/09), o 21º aniversário da Escola Estadual Josephina de Melo que atende os socioeducandos do estado dentro do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitoza, localizada na rua Vivaldo Lima, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), a escola tem por objetivo proporcionar aossocioseducandos acesso à educação, bem como cursos profissionalizantes.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, agradeceu a parceria com a Secretaria de Estado de Educação e destacou o avanço nos estudos dos socioeducandos.

“Como professor que fui, sei o papel extremamente importante que é o de educar, de ensinar, e ser parceiro do aluno nesse esquema, e a escola Josephina de Melo tem sido uma grande parceira. Aqui eu quero agradecer a Seduc pelo apoio dado nesta parceria, quero consignar o avanço da questão do estudo, da educação. Todos aqueles que têm contato com os socioeducandos, tem o dever de incentivar esses adolescentes a continuar o seu estudo, e é aí que entra a escola, deixando sempre as portas abertas para um futuro melhor para todos”, disse o gestor.

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), Giovanni Miranda, falou da oportunidade que o adolescente tem em melhorar suas vidas com os estudos.

“A Sejusc por meio da Sedca, oportuniza a esses adolescentes um novo momento na vida deles, a parte da educação que é o principal na vida de cada um. A ideia principal é buscar a ressocialização deles na sociedade e que cada um procure um futuro melhor. Eu já conversei com vários aqui e reforcei que a educação é a base de tudo. Aqui, os socioeducandos têm a oportunidade de mudança de vida”, destacou Giovanni.

Escolarização

O diretor da escola, professor Raimundo Vieira, falou sobre sua gestão à frente de Josephina de Melo.

“Bom, eu sou gestor da escola desde 2013 e ela atua especificamente com adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas. A escola é dividida em três anexos, cada um na sua idade, como manda a lei. De 12 a 14 anos é lá no Raimundo Parente, de 15, 19 e 21 anos é aqui no Dagmar Feitoza e as meninas são internas na Unidade de Internação Feminina. Nosso objetivo é melhorar essa sequência educacional dos socioseducandos por meio da escolarização”, ressaltou Raimundo.