Sejusc encerra atividades do I Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Amazonas 

 A iniciativa buscou debater medidas eficazes para garantir os direitos e a igualdade de gênero

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) encerrou, nesta quarta-feira (27/03), as atividades do I Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Amazonas, recebendo manifestações positivas por parte das participantes. O evento apresentou propostas voltadas à defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).

O fórum foi marcado pela diversidade representada, com mulheres engajadas em diversas causas. Destacaram-se discussões sobre a vulnerabilidade social e econômica das mulheres, a violência de gênero, bem como questões específicas relacionadas às mulheres negras, ribeirinhas, indígenas e outras marginalizadas pela sociedade.

Durante o evento, a presidente da Associação de Afrodescendente Indígena da Amazônia, Elizoneide Rodrigues, ressaltou a importância do fórum para trazer visibilidade às mulheres amazônicas que frequentemente são deixadas à margem de decisões e necessitam de apoio.

“Esse fórum é de grande importância para dar visibilidade, vez e voz para as mulheres ribeirinhas, mulheres negras, mulheres quilombolas que vivem esquecidas das políticas públicas. Então precisamos realmente de políticas eficazes e específicas para o segmento de mulheres, esse espaço é de grande importância debater e questionar a nossa igualdade de direitos”, expõe Elizoneide.

 

A professora Iêda Nicassio, representante da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres de Presidente Figueiredo, enfatizou que as políticas públicas, quando efetivamente aplicadas às mulheres que mais necessitam, podem torná-las mais independentes, autônomas e empoderadas para enfrentar situações de violência e vulnerabilidade. 

“É um momento de conhecimento, que a gente vai ter o fortalecimento de ações de políticas voltadas para a mulher. É necessário termos essa junção para discutir assuntos inerentes à mulher, porque mulheres precisam ser empoderadas pelas políticas públicas, para que elas possam tomar discernimento de sua importância social, econômica e política, e assim, poder quebrar o ciclo de violência doméstica e tomar rumo da sua própria vida”, enfatiza Iêda.

Expansão 

O fórum, coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM),  abordou a necessidade de estender as OPMs aos 62 municípios do Amazonas. A secretária executiva da SEPM, Maricília Costa, destacou que a Sejusc está empenhada em atender a todos os públicos do estado e que o encontro contribuiu para fortalecer os serviços destinados às mulheres.

“Precisamos que essa política seja mais vista no interior, então, com esse fórum nós vamos criar OPMs no município ou também Conselho da Mulher para poder lutar a favor do direito da mulher”, destaca Maricília. 

Representações de 22 municípios participaram do Fórum, que contou, ainda, com treinamento para a instalação de OPMs, com orientações da coordenadoria geral de Organismos de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal. 

 

Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc