Sejusc participa da inauguração do Instituto Diversidade do Amazonas

Evento contou com atendimentos de direitos humanos e cidadania_

“É uma conquista muito grande”. Essa foi a frase que Bruna La Close, presidenta do Instituto Diversidade do Amazonas (ID+), disse sobre a inauguração da unidade ocorrida nesta sexta-feira (22/12). Realizada em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento contou com atendimentos para a população da zona centro-sul. 

Coordenado pela Gerência de Diversidade e Gênero (GEDG), integrada a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), a ação contou com apoio técnico e atendimento psicossocial para os moradores da área por meio da Ônibus da Mulher, além de serviços de embelezamento e solicitação da segunda via do Registro de Certidão de Nascimento (RCN).

A inauguração é um marco para a comunidade, uma vez que a Organização Não Governamental (ONG) irá trabalhar na promoção dos direitos humanos, em apoio com demais órgãos governamentais. Emocionada com o momento, Bruna comentou sobre o sentimento de conquista com o novo espaço.

“Há mais de 20 anos a gente luta para conquistar esse espaço, e com ele a gente vai poder realizar um trabalho humanitário e igualitário, e assim, nós população LGBT atender nossa população. Então essa é a importância principal, porque nós atendendo a nossa população fica fácil, porque eles se sentem acolhidos, abraçados, se sentem mais à vontade e é uma conquista muito grande”, disse a presidenta do instituto.

A secretária executiva de direitos humanos, Gabriella Campezatto, disse que esse é o início de uma parceria de trabalho. “Hoje realmente é um dia de vitória, um dia de conquista. Vocês podem contar conosco, a pauta da diversidade é uma das nossas pautas prioritárias dos direitos humanos, nós estamos abertos e vamos trabalhar em conjunto para que de fato construir e efetivar a política pública, principalmente para o público LGBTQIAPN+”, disse Gabriella.

Instituto

O objetivo da organização é auxiliar e garantir os direitos humanos da população manauara, por meio de atendimentos especializados, assistência social e orientação jurídica para todos, mas principalmente à população LGBTQIAPN+.

Paulo Oliveira, secretário geral do ID+, comentou sobre os serviços e foco da organização para a comunidade.

“O Instituto ele surgiu esse ano, e nós resolvemos dar essa nova roupagem para abranger essa nova diversidade, tanto idoso, PcD, pessoas em situação de rua, e ele vem para isso para ser um instituto da diversidade. Nós atenderemos de segunda a sexta, com atendimento psicológico, assistente social, advogados, para todos, mas principalmente LGTBQIAPN+. Iremos atender todas as áreas, não só apenas a zona centro-sul, mas todos podem vir para o instituto ser atendidos”, disse o secretário.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc