Sejusc promove evento lúdico de Carnaval para filhos de mulheres acolhidas pelo Cream

Atividade contou com participação do grupo Garis da Alegria, que realizou atividades educativas

FOTOS: Divulgação/Sejusc

Na manhã desta sexta-feira (25/02), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), realizou um evento lúdico de Carnaval para os filhos das assistidas, que participam das atividades promovidas pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher da Sejusc (Cream). O local fica na avenida Presidente Kennedy, 399, Educandos.

Com o tema “Bloco do Conto de Fadas ao Reino do Amanhã”, a iniciativa foi coordenada pelo Cream, com objetivo de proporcionar um momento de lazer às crianças. A atividade teve participação do grupo Garis da Alegria, que levou ações educativas para sensibilizar os presentes sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Segundo a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, iniciativas com temáticas divertidas são de grande relevância, pois a maioria dessas crianças já foi testemunha de situações da violência doméstica.

“O Cream, além de acolher mulheres vítimas da violência doméstica, recebe com muita satisfação também os filhos dessas assistidas. A maioria dessas crianças já presenciou situações lamentáveis dentro da própria casa. Por isso, é importante proporcionar momentos como esse, de alegria”, disse a gestora.

De acordo com a secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, o Cream possui uma equipe preparada para oferecer todo o suporte às mulheres vítimas de violência.

“Contamos com equipe técnica qualificada composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e profissionais de apoio administrativo capacitados para a recepção e acolhimento das vítimas e também dos filhos delas”, ressaltou Maricília.

Conversa – Uma assistida de 48 anos relatou o apoio que recebe de toda a equipe do Cream e ressaltou a gratidão pelo acolhimento.

“Aqui eu me superei muito diante das profissionais que me acolheram e cuidam dos meus filhos. Participo há mais de um ano de todas as atividades, e é muito gratificante fazer parte dessa família que é o Cream. Meus filhos adoram o Centro e choram para não ir embora”, disse a assistida.

Conscientização – Um dos fundadores do grupo Garis da Alegria, Alan Nascimento, destacou a importância de preservar o meio ambiente em período de Carnaval.

“Desde o ano de 2005, o grupo desenvolve um trabalho com muita música, alegria e dança sobre importância de preservar o nosso meio ambiente, principalmente neste período de Carnaval, em que há um aumento grande de lixo na rua. É importante que todos nós tenhamos consciência e façamos a nossa parte”, declarou.