Sejusc realiza ação em homenagem aos direitos humanos na zona sul de Manaus

Ação contou com performances artísticas, dança e roda de capoeira

Em alusão ao Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado neste domingo (10/12), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou uma ação especial e lúdica para a população da Lagoa do Japiim, na zona sul de Manaus. A ação ocorreu nesta segunda-feira (11/12) e contou com a participação de mais de 300 pessoas.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, a atividade promoveu através das artes cênicas a conscientização do cidadão, com aulas de zumba, roda de capoeira e performance artística de Drags Queen, celebrando a diversidade e os direitos humanos. Além disso, o grupo Projeto Strike realizou um espetáculo teatral contra o uso de álcool e outras drogas, advertindo a todos sobre as consequências e como buscar ajuda.  

A secretária executiva de Direitos Humanos, Gabriella Campezatto, comentou sobre a origem e objetivo da data. “Esse dia é muito importante pois é uma data que veio ali após a 2º guerra mundial, onde foi elaborada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, visando a proteção e não violação dos direitos humanos após aquele período doloroso”, disse a secretária.  

Ela ainda reforça a atuação da secretaria na garantia e promoção dos direitos humanos.

“A Sejusc é uma secretaria de direitos humanos, apesar de ser dividida em vários eixos de atuação como mulher, Pessoa com Deficiência, pasta dos direitos humanos, durante o ano são desenvolvidas várias ações. A Sejusc também participa de grupos de trabalho que visam a proteção e a não violação dos direitos humanos em todo o estado do Amazonas”, comentou Gabriella.

Brenda Lamask, Drag Queen e apresentadora dos shows, comentou sobre o futuro das ações de direitos humanos, enfatizando o apoio que receberam no espetáculo.

“Já vai fazer quase 30 anos e com certeza teve uma evolução, faço vários eventos por aqui e já lutei muito, já peguei muito chá de cadeira, mas hoje em dia não, hoje em dia, graças a Deus, nós temos órgãos públicos que, não são todos, mas nos ajudam, colaboram com nosso evento, que nos apoiam e que com certeza daqui pra frente muita coisa boa há de vir”, declarou Brenda.

Fotos: Ygson França/Sejusc